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A importância de dormir bem

Não basta ter bons hábitos alimentares e físicos, uma boa noite de sono é também indispensável para uma vida saudável.

 Um sono reparador e de qualidade permite revitalizar o bem-estar físico e psicológico, repor a energia perdida no dia-a-dia, regenerar o sistema celular e reforçar o sistema imunitário. É durante o sono que todos os processos de crescimento e adaptação ao exercício físico acontecem.

 Caso não exista um sono reparador poderá verificar-se um descontrolo metabólico em vários aspetos:

 - Mais apetite por doces; irritação; fadiga; massa gorda; predisposição a doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

- Por outro lado, menos concentração; memória: raciocínio; rendimento e performance; humor; defesas imunológicas; massa muscular.

 O que fazer para melhorar a qualidade do sono?

- Incluir alimentos relaxantes antes de dormir (infusões de ervas como o jasmim, flor de laranjeira, camomila, hortelã; aveia; couves; alface; iogurte natural; amêndoas; sementes de abóbora; ovo; abacate; etc.);

- Procure evitar alimentos estimulantes (café, chás preto/verde/vermelho/branco, picantes, gengibre, guaraná) e falsos calmantes como é o caso do vinho (álcool);

- Mantenha o ambiente do seu quarto escuro, já que a claridade interfere na produção de melatonina (hormona responsável pela regulação do sono);

- Desligue todos os aparelhos electrónicos antes de ir dormir;

- O corpo humano gosta de rotinas e, como tal, deve regular seu horário do deitar e do acordar.

Quantas horas devemos dormir?

Segundo a National Sleep Foundation, recém-nascidos (até 3 meses) entre 14 a 17 horas por dia; crianças (2-12 anos) entre 10 a 13 horas; jovens (14-17 anos) entre 8 e 10 horas; jovens adultos (18 a 25 anos) entre 7 e 9 horas; adultos (26-64 anos) entre 7 e 9 horas; e idosos (+65 anos) entre 7 e 8 horas. 

Publicado, inicialmente, por Surftotal

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