Autores

Ana Monteiro

Licenciada em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa – IPL, Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Publica, mestre em Ciências da Educação na Especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana – UTL. Docente no curso de licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL, possui também experiência enquanto Técnica de Saúde Ambiental, Técnica Superior de Segurança do Trabalho e Formadora.

Ver todos os artigos ⇒


António De Sousa Uva

António de Sousa Uva é médico e Professor Catedrático de Saúde Ocupacional da Escola Nacional de Saúde Pública onde coordena o Departamento de Saúde Ocupacional e Ambiental e ainda coordena o curso de especialização em Medicina do Trabalho.

Ver todos os artigos ⇒


Armando Almeida

Docente no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.
Mestre em Enfermagem Avançada.
Especialista em Enfermagem Comunitária.

Ver todos os artigos ⇒


Carla Proença

Licenciada em Química pela FCUL, Mestre em Química Analítica Aplicada pela FCUL e Técnica Superior de Segurança no Trabalho. Actualmente é Formadora.

Ver todos os artigos ⇒


Carlos Miguel Fazendeiro

Licenciado em Química Industrial pela Universidade da Beira Interior com formação complementar na área da Legislação de Produtos Químicos (Regulamentos REACH, CLP e Biocidas, incluindo IUCLID, REACH-IT, R4BP e Fichas de Segurança) e Técnico de Protecção Ambiental. Experiência principalmente na área de Assuntos Regulamentares (REACH, CLP e BPR), tendo trabalhado também em Gestão de Qualidade, Saúde e Segurança assim como Tecnologias Ambientais. A experiência de trabalho no âmbito dos Regulamentos REACH, CLP e Biocidas foi desenvolvida em Consultoria e na Indústria (incluindo Fabricantes, Importadores e Utilizadores de Produtos Químicos, Petroquímicos e Biocidas assim como Representante Único REACH).

LinkedIn: www.linkedin.com/in/carlosmiguelfazendeiro

Ver todos os artigos ⇒


Christina de Oliveira

Christina de Oliveira, é Licenciada em Direito, com média de 16 valores, pela Universidade Internacional da Figueira da Foz, desde 2006, pertencendo ao Quadro de Honra da referida Universidade. Doutorada em Direito do Trabalho na vertente Direito da Segurança no Trabalho pela Universidade de Salamanca, desde 2015. É docente de ensino superior, desde 2006, e advogada, desde 2009. É Detentora de diversos cursos técnicos e/ou de especialização tecnológica na área do Direito do Trabalho e Segurança Social e autora de diversos artigos de investigação científica.

Ver todos os artigos ⇒


David Bernardino

David Bernardino, Técnico de Segurança do Trabalho certificado pelo Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Sul (CENFIC), Técnico Europeu de Segurança Contra Incêndio certificado pela Confederation of Fire Protection Association Europe (CFPA). Exerce há 3 anos funções na empresa NAV Portugal como Técnico de Segurança do Trabalho no Serviço de Segurança e Apoio Geral com responsabilidades nas áreas de SST e SCIE.

Ver todos os artigos ⇒


Dina Chagas
Autora de um livro e (co)autora de vários artigos publicados em revistas e em capítulos de livros com peer-review nos diversos domínios da saúde ocupacional, segurança ocupacional e condições de trabalho. Os seus interesses de investigação são no domínio da saúde ocupacional, segurança ocupacional e condições de trabalho.

Ver todos os artigos ⇒


Graziella Munhoz

Graziella Simeão Munhoz é graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru FOB/USP (2013).Mestre em Ciências na área de Processos e Distúrbios da Comunicação pela Universidade de São Paulo- Faculdade de Odontologia de Bauru FOB/USP (2016). Endereços para correspondência: Rua Nassin Abrahão, 1-22, Núcleo Habitacional Beija-Flor, Bauru (SP), Brasil, CEP: 17025-430. Possui experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia. Faz parte de grupo de pesquisa da Prof. Dra. Andréa Cintra Lopes, atuando nos seguintes temas: diagnóstico audiológico, saúde do trabalhador, saúde auditiva e telessaúde. E-mail: graziella@usp.br

Ver todos os artigos ⇒


Inês Heleno
Inês Heleno Vicente, 25 anos, natural de Loures. Licenciada em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde em Lisboa, uma escolha que se deveu à sua ligação como ambiente, uma temática que a cativa. Após 3 anos de estudo, 2 estágios curriculares e um projecto de investigação de onde resultou um artigo científico, iniciou a busca no mercado de trabalho. Actualmente desempenha funções numa empresa prestadora de serviços externos, no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança Alimentar e Segurança em Obra.

Ver todos os artigos ⇒


Joana Marques 
Nasceu em Lisboa em 1990 e é Licenciada em Engenharia Alimentar desde 2011 pelo Instituto Superior de Agronomia. Desempenhou funções de responsável pelo Departamento de Qualidade numa empresa de produtos lácteos direcionada para mercado interno e grandes superfícies. Atualmente, desempenha funções de Técnica da Qualidade Alimentar numa empresa de azeites e óleos alimentar direcionada maioritariamente para a exportação onde, por ser uma empresa familiar, mantem relacionamento com todas as áreas adjacentes ao negócio.

Ver todos os artigos ⇒


João Calado
Nasceu em 1984, em Lisboa. Licenciado em Engenharia Civil e Mestre em Segurança e Higiene no Trabalho pelo Instituto Politécnico de Setúbal, com tese sobre o tema «Estratégia de Implementação do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho». Desenvolve a profissão de Técnico Superior de Segurança no Trabalho, tendo exercido em vários ramos da indústria nomeadamente, construção civil, transformação de cortiça e produção de eletricidade.

Ver Blog do Autor ⇒ 
Ver todos os artigos ⇒


João Baptista

Curso de Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho de nível IV na Escola Profissional Gustave Eiffel. Licenciado em Engenharia de Segurança no Trabalho no Instituto Superior de Educação e Ciências em 2015, onde foi assistente em quatro unidades curriculares. De momento está a frequentar o Mestrado em Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação, na NOVA IMS.

Trabalhou como Técnico de Segurança e Saúde no Banco de Portugal, através de uma empresa externa “Telic” e na empresa prestadora de serviços externos “SIPRP”.

Ver todos os artigos ⇒


João Figueira

Engenharia, Qualidade, Segurança, Ambiente, Formação. Especializações: Técnico Segurança nivel VI, Conselheiro de Segurança, Gestão de Transportes.

Ver todos os artigos ⇒


João Rodrigues Santos

João Rodrigues dos Santos é Professor na Universidade Europeia | Laureate International Universities e no IADE Creative University, Doutorado em Economia (Universidad Europea de Madrid), possui Mestrado em Direção Internacional de Segurança e Proteção Civil e é Licenciado em Geografia e Planeamento Regional (Universidade Nova de Lisboa).


João T. Pinto

João T. Pinto dedicou os últimos 16 anos da sua carreira profissional à área da segurança e saúde no trabalho. Foi consultor de cultura e sistemas de gestão de segurança e saúde, onde trabalhou na DuPont. Foi também diretor adjunto corporativo de segurança e saúde na Cimpor. Hoje é consultor independente, trabalhando na área da Segurança (e Saúde no Trabalho, Industrial, Rodoviária), onde implementa sistemas de gestão de segurança e saúde, audita e treina pessoas.

Ver todos os arquivos ⇒


Joel Ramos
Joel Ramos, nasceu em Beja em 1989 e é Técnico de Saúde Ambiental desde 2012. Actualmente Técnico Superior de Segurança no Trabalho e aluno do Mestrado em Informática Aplicada no ISCTE-IUL, onde pretende relacionar a formação base com as novas tecnologias. Durante a sua carreira profissional desempenhou funções de Coordenador de Departamento de Higiene e Segurança Alimentar.

Ver todos os artigos ⇒


Júlio Santos
Desde 1985 ligado à segurança. Inicialmente na comercialização de equipamentos de prevenção de riscos elétricos. Posteriormente especializa-se em monitorização e operação de sistemas de segurança integrados e organização de Centrais de Segurança.
Para partilhar, com os profissionais do setor, os conhecimentos adquiridos, cria e gere desde 2006 o primeiro site, sem fins lucrativos e/ou comerciais, sobre Segurança Patrimonial da internet com origem em Portugal.
Participa com artigos de opinião em diversas publicações do setor.

Ver todos os artigos ⇒


Leonel Salvado

Leonel Salvado, Técnico Superior de Segurança do Trabalho. Na área SST é licenciado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Instituto Superior de Educação e Ciências, Pós-graduado em Direcção e Gestão de Segurança pela Universidade Lusófona, Projectista de Planos e Projectos de Segurança Contra Incêndios da 3ª e 4ª categoria de Riscos e Professor convidado na Universidade Autónoma no módulo Infra-estruturas Críticas da Pós-Graduação em Gestão e Direcção de Segurança. Exerce há 29 anos funções na empresa NAV Portugal como Chefe do Serviço de Segurança e Apoio Geral com responsabilidades, entre outras, nas áreas de Apoio Logístico, SST, Ambiente e Gestão de Emergência.

Ver todos os artigos ⇒


Lisiane Paulon
Lisiane Paulon, profisisonal da área de Segurança do Trabalho, com atuação na prevenção de riscos à saúde e à vida do trabalhador, visando a não ocorrência de acidentes em sua atividade profissional, sejam eles danos físicos ou psicológicos. Atualmente ministrando aula na Universidade Paulista de Sorocaba.

Ver todos os Artigos ⇒


Luis Sousa
Director Geral na Serpla
Licenciado em Administração Pública pela Universidade do Minho e com pós-graduação em Segurança e Higiene no Trabalho. Consultor de Segurança no Trabalho desde 2003, Diretor do Departamento de ST na Securilabor entre 2006 e 2014. Desde 01 de Janeiro de 2015 que assume funções de Diretor Geral na Serpla/Securilabor.

Ver todos os artigos ⇒


Manuel Machado

Consultor Sénior de Segurança Ocupacional at Therion – Strategic Safety Works
Diretor executivo e consultor sénior na Therion – Strategic Safety Works. Nascido em Setúbal em 1968. Mestre em Higiene e Segurança no Trabalho pela ESCE Setúbal. Especialista em Investigação de acidentes de Trabalho. Tem vindo a desenvolver projetos ao nível da consultoria de segurança ocupacional para empresas multinacionais em diversos Países da EU.

Miguel Rosa

O Projecto Miguel Rosa Solutions surgiu na sequência dos 10 anos de experiência de Miguel Rosa como profissional na área da Segurança no Trabalho em diversos países.A sua experiência num ambiente multicultural, com clientes e planeamentos de trabalho exigentes permitiu-lhe desenvolver metodologias que visam sobretudo a resolução de problemas de forma prática e objectiva.Enquanto consultor, Miguel Rosa potencia o desenvolvimento de negócios relacionados com a segurança no trabalho, aproximando a Procura da Oferta, providenciando um serviço de aconselhamento multidisciplinar através da sua rede de contactos internacional.
Para mais informações sobre Miguel Rosa e os seus projetos, por favor visite:www.miguelrosasolutions.com
Visite também a nossa loja online www.safetyequipment.eu onde poderá encontrar soluções de equipamentos de segurança.

Ver todos os artigos ⇒


Mónica Santos

Licenciada em Medicina; Especialista em Medicina do Trabalho; Especialista em Medicina Geral e Familiar e Mestre em Ciências do Desporto.
Diretora Clínica da empresa Quércia (Viana do Castelo).
A exercer Medicina do Trabalho também nas empresas Cliwork (Maia), Clinae (Braga), Medicisforma (Porto), Sim Saúde (Porto), Servinecra (Porto) e Radelfe (Paços de Ferreira).

Ver todos os artigos ⇒


Nélson Leite e Sá

Nelson Leite e Sá, concluiu o Programa Doutoral no Instituto Superior Técnico e encontra-se atualmente a desenvolver a sua tese de Doutoramento em Saúde Ambiental e Ocupacional na Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Sistemas Energéticos Sustentáveis pela Universidade de Aveiro e licenciado em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.
Do seu currículo consta, desempenho das funções de Segurança e Saúde no Trabalho no alargamento da autoestrada A2 pela empresa ASST, na demolição e reconstrução de um forno de vidro na Pilkinton Glass em Liverpool – Reino Unido, como consultor de segurança e ambiente da empresa MM Serviços, em Leiria, e como docente convidado durante seis anos na ESTeSC – Coimbra Health School lecionando na licenciatura e no mestrado. Aqui destacou-se por ter sido o proponente da licenciatura em Engenharia de Segurança no Trabalho e responsável pela primeira acreditação de um prestador de cursos NEBOSH, em português, no mundo. Trabalhou ainda como consultor para o Glossário de termos técnicos, em português europeu, para a NEBOSH.
Enquanto formador acreditado realizou formações em Lisboa – Portugal; Luanda – Angola; Rio de Janeiro – Brasil e Maputo – Moçambique do Certificado Internacional Geral de Saúde e Segurança Ocupacional da NEBOSH.
Publicou em Outubro de 2014 um livro técnico na área da Segurança do Trabalho denominado “Fundamentos Gerais em Saúde e Segurança no Trabalho Internacional”, Petrica Editores, ISBN 978-989-20-5164-2.

Ver todos os artigos ⇒


Pedro Rosa
Licenciado em Saúde Ambiental na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Desde 2008 trabalha no Serviço de Saúde Ocupacional do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) como Técnico de Saúde Ambiental e Segurança do Trabalho. É Mestre em Saúde Tropical pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. Além de Técnico Superior de Segurança do Trabalho, colabora com a Comissão de Qualidade e Segurança do Doente do CHLC como auditor interno e auditor coordenador em auditorias internas da qualidade, é ainda interlocutor do Gabinete de Gestão do Risco e do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos no mesmo Centro Hospitalar.

Ver todos os Artigos ⇒


Ricardo Barata
Gestor de Segurança do Trabalho e Ambiente at Soares da Costa
Actualmente a trabalhar em Angola ao serviço da Construtora Soares da Costa, Ricardo Barata é um profissional com 17 anos de experiência em Segurança do Trabalho e Ambiente nos sectores da construção, seguros e prestação de serviços, indústria electrónica e automóvel. Na sua visão a Segurança e Saúde do Trabalho mais do que um conjunto de requisitos legais é sobretudo uma ferramenta de optimização do processo produtivo. Possui especial interesse por disciplinas como: Sistemas de Gestão, Lean Thinking, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional e WEB.

Ver LinkedIn ⇒ 
Ver todos os artigos ⇒


Sérgio Roldão Duarte

Licenciado em Saúde Ambiental pela Coimbra Health School, tendo tido incursões pela University of Applied Health Sciences de Zagreb – Croácia e pela Telemark University College – Noruega. Na iNLS desenvolve atividades de logística e aconselhamento relacionadas com Saúde e Segurança no Trabalho, Segurança Alimentar e Ambiente.

Ver todos os artigos ⇒


Tatiana Pardal 
Tatiana Pardal, licenciada em Engª Biomédica ramo de Biomecânica e Mestre em HST. À cerca de 3 anos, iniciou funções como técnica de HST inicialmente ao nível de auditorias de HST, entre outras atividades inerentes de encontro às diversas realidades. Mais recentemente desenvolveu funções como técnica de HST ao nível do acompanhamento de serviços de descontaminação de solos e limpezas industriais, inclusive em Refinarias.

Ver LinkedIn ⇒ 
Ver todos os artigos ⇒


Tiago Clamote

Formado em Engenharia e Ciências pela FEUP e FCUL, possui 16 anos de experiência enquanto Técnico, Consultor, Auditor e Formador em diversas organizações.A sua atividade desenvolveu-se na implementação e melhoria contínua de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Saúde e Segurança, de acordo com as normas ISO 14001, OSHAS 18001, ISO 9001, ISO 22000 e NP 4413. Atualmente é Técnico Superior de SST, na Amarsul, SA.

Ver todos os artigos ⇒


Tiago Dias 
Tiago Dias, licenciado em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologias de Saúde de Lisboa e em Engenharia de Segurança no Trabalho pelo Instituto Superior de Educação e Ciências, exerce desde 2007 funções na área da Segurança do Trabalho, com especial destaque para o setor das telecomunicações, grande distribuição e logística. Autor de diversos artigos científicos, tem particular interesse pela relação entre a Segurança no Trabalho e a Gestão Empresarial, onde desenvolve investigação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

Ver LinkedIn ⇒
Ver todos os artigos ⇒


Vítor Borges
O meu nome é Vitor Borges, sou QHSE Manager na SIMI – Soc. Int. De Montagens Industriais.
A minha experiência profissional está intimamente ligada à gestão da prevenção, higiene e segurança no trabalho e certificações, principalmente nas áreas de actividade da construção civil e obras públicas e montagens industriais. Paralelamente, o meu percurso profissional tem sido acompanhado por uma actividade académica relevante na área da docência, em matérias ligadas à minha formação em eng.a química e HST.

Ver LinkedIn ⇒ 
Ver todos os artigos ⇒ 


Quer ser um dos autores do blog SafeMed?

Saiba como clicando aqui.