prevencao_acidentes_trator_segurança_sst_hst_blog_safemed

CNA propõe plano nacional para prevenir acidentes com tratores

A Confederação Nacional da Agricultura propõe a implementação de um plano nacional de prevenção de acidentes com máquinas agrícolas, de forma a diminuir o número elevado de vítimas neste contexto.

Vitimando cerca de 50 pessoas por ano, os acidentes com maquinaria agrícola “são um dos piores problemas da agricultura familiar portuguesa”, refere a CNA. Contudo, “não são uma “fatalidade incontornável”, acrescenta.

A CNA lamenta a “falta de iniciativa governamental”, avançando por isso com algumas propostas. Recorda também que a Assembleia da República já avançou com indicações precisas no que respeita esta prevenção.

Estas contemplam campanhas de alerta e sensibilização, programas de formação e de aconselhamento, programa extraordinário de renovação e reequipamento das explorações agrícolas familiares, rastreio e acompanhamento médico de manobradores, prevenção de outros acidentes como a inalação de gases em depósitos de líquidos ou aplicação de produtos químicos, entre outros.

A CNA pretende desenvolver esta proposta em conjunto com outras organizações e entidades públicas e privadas, assim refere o mesmo comunicado.

Fonte (Segurança Online): bit.ly/1MVH1h6

Avalie o artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>