Reach-produtos-quimicos-blog-safemed-sst-seguranca

Contagem decrescente para o último prazo de registo REACH em 31 de Maio de 2018

Faltam apenas três meses! É a contagem decrescente para o registo REACH de substâncias químicas em quantidade entre 1-100 toneladas/ano. A elaboração de um dossiê completo deveria ter começado em junho de 2017, mas agora a Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA) oferece a possibilidade de os Registantes Principais notificarem a Agência de que contratarem as análises laboratoriais necessárias até 31 de Março de 2018 para que o dossiê de registo possa ser aceite. Mas uma decisão tardia aumenta o risco de falhar o prazo de 31 de Maio de 2018 e ficar fora do mercado da UE após 1 de Junho de 2018. Para os Co-registante que precisam comprar uma Carta de Acesso (LoA) o tempo também se está a esgotar.

As estatísticas mais recentes da ECHA mostram que, até Janeiro de 2018, apenas cerca de 4000 das 25 mil substâncias esperadas foram registadas para o prazo de registo de 31 de Maio de 2018. Desconhece-se a situação de cerca de 20000 substâncias para as quais nenhuma empresa assumiu ainda o papel de registante principal para preparar o dossiê de registo completo.

Durante uma conferência recente em Helsínquia, a ECHA informou que o número de número de substâncias registadas permanece baixo, a maioria dos registos são para substâncias já registradas em anos anteriores, a maioria dos registos veio de fora da Europa via Representante Único e a percentagem de registo de PMEs é menor do que o esperado.

Como muitas substâncias químicas podem não estar mais disponíveis no mercado da UE após 1 de Junho de 2018, os utilizadores de produtos químicos devem agora tomar algumas medidas para definir melhor a estratégia para seus negócios. É importante responder a estas questões:

  • Os meus fornecedores registrarão todas as minhas substâncias? Será que elas ainda estarão disponíveis para compra após 1 de Junho de 2018? Os meus usos serão cobertos?
  • Posso registar-me como importador para os produtos químicos obtidos fora da UE?
  • As minhas formulações serão afectadas? Posso substituir algumas substâncias nas minhas misturas?

5 (100%) 1 vote
Carlos Miguel Fazendeiro

Carlos Miguel Fazendeiro

Licenciado em Química Industrial pela Universidade da Beira Interior com formação complementar na área da Legislação de Produtos Químicos (Regulamentos REACH, CLP e Biocidas, incluindo IUCLID, REACH-IT, R4BP e Fichas de Segurança) e Técnico de Protecção Ambiental. Experiência a nível internacional de mais de 10 anos na área de Assuntos Regulamentares para a Indústria Química (Regulamentos REACH, CLP e BPR), tendo trabalhado também em Gestão da Qualidade, Saúde e Segurança assim como Tecnologias Ambientais. A experiência de trabalho no âmbito dos Regulamentos REACH, CLP e Biocidas foi desenvolvida em Consultoria e na Indústria (incluindo Fabricantes, Importadores e Utilizadores de Produtos Químicos, Petroquímicos e Biocidas assim como Representante Único REACH). Actualmente Managing Director da OnlyCoreChem fornecendo soluções globais para a Indústria Química, incluindo Consultoria, Formação, Eventos, Recrutamento e Gestão de Carreiras.
LinkedIn: www.linkedin.com/in/carlosmiguelfazendeiro
Web: www.onlycorechem.com
Email: carlos@onlycorechem.com
Carlos Miguel Fazendeiro

Carlos Miguel Fazendeiro

Licenciado em Química Industrial pela Universidade da Beira Interior com formação complementar na área da Legislação de Produtos Químicos (Regulamentos REACH, CLP e Biocidas, incluindo IUCLID, REACH-IT, R4BP e Fichas de Segurança) e Técnico de Protecção Ambiental. Experiência a nível internacional de mais de 10 anos na área de Assuntos Regulamentares para a Indústria Química (Regulamentos REACH, CLP e BPR), tendo trabalhado também em Gestão da Qualidade, Saúde e Segurança assim como Tecnologias Ambientais. A experiência de trabalho no âmbito dos Regulamentos REACH, CLP e Biocidas foi desenvolvida em Consultoria e na Indústria (incluindo Fabricantes, Importadores e Utilizadores de Produtos Químicos, Petroquímicos e Biocidas assim como Representante Único REACH). Actualmente Managing Director da OnlyCoreChem fornecendo soluções globais para a Indústria Química, incluindo Consultoria, Formação, Eventos, Recrutamento e Gestão de Carreiras. LinkedIn: www.linkedin.com/in/carlosmiguelfazendeiro Web: www.onlycorechem.com Email: carlos@onlycorechem.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>