Contagem decrescente para o último prazo de registo REACH em 31 de Maio de 2018

Faltam apenas três meses! É a contagem decrescente para o registo REACH de substâncias químicas em quantidade entre 1-100 toneladas/ano. A elaboração de um dossiê completo deveria ter começado em junho de 2017, mas agora a Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA) oferece a possibilidade de os Registantes Principais notificarem a Agência de que contratarem as análises laboratoriais necessárias até 31 de Março de 2018 para que o dossiê de registo possa ser aceite. Mas uma decisão tardia aumenta o risco de falhar o prazo de 31 de Maio de 2018 e ficar fora do mercado da UE após 1 de Junho de 2018. Para os Co-registante que precisam comprar uma Carta de Acesso (LoA) o tempo também se está a esgotar.

As estatísticas mais recentes da ECHA mostram que, até Janeiro de 2018, apenas cerca de 4000 das 25 mil substâncias esperadas foram registadas para o prazo de registo de 31 de Maio de 2018. Desconhece-se a situação de cerca de 20000 substâncias para as quais nenhuma empresa assumiu ainda o papel de registante principal para preparar o dossiê de registo completo.

Durante uma conferência recente em Helsínquia, a ECHA informou que o número de número de substâncias registadas permanece baixo, a maioria dos registos são para substâncias já registradas em anos anteriores, a maioria dos registos veio de fora da Europa via Representante Único e a percentagem de registo de PMEs é menor do que o esperado.

Como muitas substâncias químicas podem não estar mais disponíveis no mercado da UE após 1 de Junho de 2018, os utilizadores de produtos químicos devem agora tomar algumas medidas para definir melhor a estratégia para seus negócios. É importante responder a estas questões:

  • Os meus fornecedores registrarão todas as minhas substâncias? Será que elas ainda estarão disponíveis para compra após 1 de Junho de 2018? Os meus usos serão cobertos?
  • Posso registar-me como importador para os produtos químicos obtidos fora da UE?
  • As minhas formulações serão afectadas? Posso substituir algumas substâncias nas minhas misturas?

Carlos Miguel Fazendeiro

Licenciado em Química Industrial pela Universidade da Beira Interior com formação complementar na área da Legislação de Produtos Químicos (Regulamentos REACH, CLP e Biocidas, incluindo IUCLID, REACH-IT, R4BP e Fichas de Segurança) e Técnico de Protecção Ambiental. Experiência a nível internacional de mais de 10 anos na área de Assuntos Regulamentares para a Indústria Química (Regulamentos REACH, CLP e BPR), tendo trabalhado também em Gestão da Qualidade, Saúde e Segurança assim como Tecnologias Ambientais. A experiência de trabalho no âmbito dos Regulamentos REACH, CLP e Biocidas foi desenvolvida em Consultoria e na Indústria (incluindo Fabricantes, Importadores e Utilizadores de Produtos Químicos, Petroquímicos e Biocidas assim como Representante Único REACH). Actualmente Managing Director da OnlyCoreChem fornecendo soluções globais para a Indústria Química, incluindo Consultoria, Formação, Eventos, Recrutamento e Gestão de Carreiras.
LinkedIn: www.linkedin.com/in/carlosmiguelfazendeiro
Web: www.onlycorechem.com
Email: carlos@onlycorechem.com
Carlos Miguel Fazendeiro

Carlos Miguel Fazendeiro

Licenciado em Química Industrial pela Universidade da Beira Interior com formação complementar na área da Legislação de Produtos Químicos (Regulamentos REACH, CLP e Biocidas, incluindo IUCLID, REACH-IT, R4BP e Fichas de Segurança) e Técnico de Protecção Ambiental. Experiência a nível internacional de mais de 10 anos na área de Assuntos Regulamentares para a Indústria Química (Regulamentos REACH, CLP e BPR), tendo trabalhado também em Gestão da Qualidade, Saúde e Segurança assim como Tecnologias Ambientais. A experiência de trabalho no âmbito dos Regulamentos REACH, CLP e Biocidas foi desenvolvida em Consultoria e na Indústria (incluindo Fabricantes, Importadores e Utilizadores de Produtos Químicos, Petroquímicos e Biocidas assim como Representante Único REACH). Actualmente Managing Director da OnlyCoreChem fornecendo soluções globais para a Indústria Química, incluindo Consultoria, Formação, Eventos, Recrutamento e Gestão de Carreiras. LinkedIn: www.linkedin.com/in/carlosmiguelfazendeiro Web: www.onlycorechem.com Email: carlos@onlycorechem.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!