COVID19 Profissionais saude

COVID19: Autocuidado e bem-estar dos profissionais de saúde durante a Pandemia

COVID19 Profissionais saude

É normal sentir medo, frustração, culpa, exaustão ou incapacidade. Promover o seu bem-estar e saúde psicológica é tão importante como cuidar da sua saúde física. Cuidar de si é essencial à manutenção da sua capacidade de cuidar dos outros.

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O surto de COVID-19 impõe diversos desafios e dificuldades aos profissionais de saúde, desde logo, porque estão na linha da frente:

  • Medo de infecção pela exposição elevada;
  • Medo de ser veículo de infecção para os familiares e amigos;
  • Sensação de insegurança no trabalho;
  • Culpa pela dificuldade em conciliar o papel, as exigências e necessidades profissionais e familiares;
  • Exaustão física por excesso de trabalho e diminuição do autocuidado;
  • Sobrecarga emocional e “anestesia” emocional;
  • Dificuldade em gerir o mal-estar psicológico dos doentes;
  • Pressão do tempo e dificuldade na priorização de tarefas e gestão de recursos;
  • Dilemas éticos pela eventual necessidade de racionalização da oferta de cuidados;
  • Necessidade de gerir falhas de comunicação e desinformação / ‘fake news’;
  • Estigma e discriminação social.

Uma vez que estão expostos a situações de stresse elevado, os profissionais de saúde são particularmente vulneráveis a sentimentos de medo e ansiedade e ao burnout.

Lembre-se:

  • Medo e ansiedade são emoções/sentimentos normais;
  • Vivenciar stress não é sinal de fraqueza;
  • Vivenciar stress não significa impreparação;
  • Stresse não é um sentimento só seu: é partilhado pelos colegas, pessoas com doença e suas famílias.
  • Não há receitas para a gestão do stress:
    – Reagimos todos de formas diferentes;
    – Procure respeitar as estratégias dos outros (silêncio, isolamento, irritabilidade, necessidade de falar)
    – Recorra às suas próprias estratégias habituais de gestão do stress (Não é altura para tentar aprender estratégias novas)

Garanta as suas necessidades básicas e cuide de si:

  • Descanse (respeite momentos de pausa, sono, dias de folga);
  • Alimente-se de forma saudável
  • Hidrate-se
  • Faça exercício físico e de respiração / relaxamento
  • Mantenha contacto com familiares/amigos
  • Realize actividades de lazer (veja um filme ou série / leia um livro)

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Não se sinta culpado por reservar tempo para si:

  • Os outros estão a trabalhar, mas também chegará a vez deles descansarem e de serem rendidos.
  • Cuidar de si é reduzir a carga dos colegas.
  • Cuidar de si reduz o risco de erro.
  • Cuidar de si permite-lhe cuidar dos outros.

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Controle o ritmo! Este período pode ser uma maratona:

  • Evite o recurso a estratégias como o consumo de álcool, tabaco ou outras substâncias aditivas
  • Mantenha-se informado e actualizado, consultando sempre fontes credíveis de informação apenas uma / duas vezes por dia
  • Concentre-se na resolução dos problemas
  • Lembre-se que não está sozinho e promova a cooperação entre colegas.
  • Seja construtivo e optimista: elogiar os colegas gera motivação e uma atitude confiante combate o desalento.
  • Partilhe os casos de sucesso
  • Lembre-se que está a contribuir para o bem colectivo.

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Conte com o apoio dos colegas

  • Partilhar as suas preocupações, medos e experiências ajuda a combater a sensação de isolamento e é essencial para aumentar a resiliência e a confiança na sua rede de apoio.
  • Não estranhe se, por estigma ou medo, sentir que é evitado por familiares e amigos. Privilegie os meios digitais para comunicar e apoie-se nos seus colegas e nos seus líderes.
  • Mostre-se disponível: procure escutar e apoiar os colegas, nomeadamente os menos experientes.

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Procure ajuda

  • Não tenha vergonha de pedir ajuda se se sentir preocupado, sobrecarregado ou esgotado.
  • Esteja atento a sintomas como irritabilidade, hipervigilância, imagens e pensamentos intrusivos, insónia ou tristeza significativa e prolongada.

Respeite o seu ritmo!
Reconheça as suas dificuldades!
Apoie-se nos colegas e na família!
Peça ajuda, sempre que necessário!

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Fonte (DGS): https://bit.ly/3bg6Iv4

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