fire-extinguisher-502891_1280

Extintores – O que são? Quais existem? Para que servem?

Icon of [Tiago Clamote] Extintores - O Que São, Quais Existem, Para Que Servem [Tiago Clamote] Extintores - O Que São, Quais Existem, Para Que Servem

Introdução

Os extintores são de um modo geral, o meio mais adequado para atacar um incêndio na sua fase inicial. A sua devida utilização permite atacar as chamas incipientes e extingui-las ou pelo menos controlar ou conter o seu desenvolvimento, até à chegada dos bombeiros. No entanto, os extintores portáteis só são eficazes quando utilizados corretamente e se forem observadas determinadas condições (note-se que o incêndio começa, quando os três elementos – combustível, temperatura e comburente – oxigénio se juntam; ou seja, isso quer dizer que, se um desses elementos for retirado da equação, o fogo é apagado).

O que é um extintor?

Um extintor de incêndio é um aparelho que contém um agente extintor que pode ser projetado e dirigido sobre um fogo pela ação de uma pressão interna. Esta pressão pode ser fornecida por uma compressão prévia permanente ou ser obtida por uma reação química ou pela libertação de um gás auxiliar no momento da utilização do extintor.

Localização dos Extintores

Os extintores devem ser colocados em suportes de parede ou montados em pequenos recetáculos, de modo a que o topo do extintor não fique a uma altura superior a 1,2 m acima do solo (definido na legislação portuguesa – Portaria 1532/2008 de 29 de Dezembro). Os extintores devem estar em locais acessíveis e visíveis, sinalizados segundo a norma portuguesa aplicável (NP 4413:2012). Devem estar localizados nas áreas de trabalho e ao longo dos percursos normais, incluindo saídas. Os acessos aos extintores não devem estar obstruídos, nem ocultos.

Manutenção

É fundamental a manutenção dos extintores, de forma a garantir o seu funcionamento inspecionando-o periodicamente, pelo menos uma vez por ano (definido na Normalização Portuguesa – NP 4413:2012). Cada extintor, deve possuir uma etiqueta que indique o mês e o ano em que foi feita a manutenção, e identifique a pessoa ou entidade responsável que a fez e que assegure que a recarga foi efetuada. Os extintores devem voltar a ser recarregados, sempre após cada utilização.

Classe de fogo vs agentes extintores

Há extintores de vários tipos e capacidades, e utilizando diversos agentes extintores de acordo com a classe de fogo em que se enquadram os materiais combustíveis:

extintores_legislação_safemed

Nota nº1: o agente extintor mais recomendado para combate a incêndios em equipamentos elétricos (p.e. computadores, monitores, quadros elétricos) é o de dióxido de carbono. Não se deverá usar o agente extintor água devido ao risco elétrico inerente.

Nota nº2: Desde a publicação do Regulamento (CE) N.º 2037/2000 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de junho de 2000, relativo às substâncias que empobrecem a camada de ozono, que está restringida a produção e o consumo de várias substâncias, nomeadamente os extintores de hidrocarbonetos halogenados (“Halons”). O emprego de extintores de Halon 1211 somente está autorizado para utilizações muito específicas/críticas (p.e. Aeronaves, ou pelas forças militares e policiais).

Bibliografia

- Decreto-Lei 220/2008 de 12 de novembro
– Portaria 1532/2008 de 29 de dezembro
– Regulamento (CE) N.º 2037/2000 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de Junho de 2000
– Norma Portuguesa NP 4413:2012 – Segurança contra incêndios: manutenção de extintores

Avalie o artigo
Francisco Tiago Clamote

Francisco Tiago Clamote

Formado em Engenharia e Ciências pela FEUP e FCUL, possui 16 anos de experiência enquanto Técnico, Consultor, Auditor e Formador em diversas organizações.A sua atividade desenvolveu-se na implementação e melhoria contínua de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Saúde e Segurança, de acordo com as normas ISO 14001, OSHAS 18001, ISO 9001, ISO 22000 e NP 4413. Atualmente é Técnico Superior de SST, na Amarsul, SA.
Linkedin: https://pt.linkedin.com/in/francisco-tiago-clamote-7411525/pt
Francisco Tiago Clamote

Francisco Tiago Clamote

Formado em Engenharia e Ciências pela FEUP e FCUL, possui 16 anos de experiência enquanto Técnico, Consultor, Auditor e Formador em diversas organizações. A sua atividade desenvolveu-se na implementação e melhoria contínua de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Saúde e Segurança, de acordo com as normas ISO 14001, OSHAS 18001, ISO 9001, ISO 22000 e NP 4413. Atualmente é Técnico Superior de SST, na Amarsul, SA. Linkedin: https://pt.linkedin.com/in/francisco-tiago-clamote-7411525/pt

Um comentário em “Extintores – O que são? Quais existem? Para que servem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>