suplemento alimentar segurança saude publica alimentacao sst

Informações Sobre Suplementos Alimentares

Consideram-se como Suplementos Alimentares os géneros alimentícios que se destinam a complementar e ou suplementar o regime alimentar normal e que constituem fontes concentradas de determinadas substâncias nutrientes ou outras com efeito nutricional ou fisiológico, estremes ou combinada, comercializadas sob a forma pré-embalada  e  doseada.


»  Notificação de Suplementos Alimentares

De acordo com o previsto no Decreto-Lei n.º 136/2003, de 28 de junho, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 118/2015, de 23 de junho, o fabricante ou o responsável pela colocação no mercado de suplementos alimentares, antes de iniciar a comercialização de um suplemento alimentar, tem de notificar a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV),  dessa comercialização, enviando-lhe o modelo de rótulo utilizado para esse produto. É proibida a comercialização de um Suplemento Alimentar que não cumpra o disposto no artigo 9º do DL 136/2003 e suas alterações.


»  Rotulagem de Suplementos Alimentares

rotulagem dos suplementos alimentares deve obedecer ao estabelecido no DL n.º 136/2003, de 28 de junho, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 118/2015, de 23 de junho e no Regulamento (UE) n.º 1169/2011, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro e suas alterações, relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios.

No caso de serem utilizadas alegações nutricionais e/ou de saúde as mesmas deverão estar de acordo com o previsto no Regulamento (CE) n.º 1924/2006,  do Parlamento Europeu e do Conselho de 20 dezembro, relativo às alegações nutricionais e de saúde sobre os alimentos.


»  Ingredientes

Indicação de vitaminas e minerais – Regulamento (CE) n.º 1170/2009 – A informação sobre vitaminas e minerais deve estar de acordo com o Anexo II do referido regulamento.

Indicação de outros ingredientes – Devem ser indicados todos os ingredientes com efeito nutricional ou fisiológico e, para cada um, deverá ser verificada a sua possibilidade de incorporação em suplementos alimentares. A este respeito consultar o site da DGAV em http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/genericos?generico=15124603&cboui=15124603.

Linhas Orientadoras sobre produtos fronteira entre Suplementos alimentares e medicamentos (Grupo de Trabalho sobre Produtos Fronteira entre Suplementos Alimentares e Medicamentos, constituído por representantes da DGAV, do INFARMED, da ASAE e da Academia (FFUC e ICBAS)  

 – Para produtos fronteira (Borderline) entre suplementos alimentares e outras categorias de géneros alimentícios, como géneros alimentícios comuns ou produtos destinados a uma alimentação especial (alimentos para desportistas) ou entre suplementos alimentares e medicamentos, importa consultar: Linhas Orientadoras sobre produtos fronteira entre suplementos alimentares e medicamentos.

– Para os demais esclarecimentos julgados necessários, no âmbito dos Suplementos Alimentares, deverá ser consultada a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/genericos?generico=5904430&cboui=5904430), Autoridade Nacional responsável pela regulação da área alimentar.

.

Fonte (ASAE): https://bit.ly/34ckjjh

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!