[Notícia] Governo anuncia contratação de 37 inspetores para a ACT

O ministro da Solidariedade e Emprego anunciou a contratação de 37 inspetores para a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que no total chegarão perto dos 350, mas a oposição considera a medida insuficiente.

Nota a Lusa que, Pedro Mota Soares avançou esta quarta-feira na comissão parlamentar de Segurança Social e Trabalho, onde está a ser ouvido, a contratação de 37 inspetores para a ACT, mas a deputada do Bloco de Esquerda (BE) Mariana Aiveca abordou a falta de meios e considerou esta medida insuficiente.

«Acha mesmo que a situação na Autoridade para as Condições do Trabalho se resolve apenas com 37 inspetores ou de uma vez por todas intervém relativamente aos meios para que os inspetores andem mesmo a fiscalizar e não andem a lavar o chão da delegação de que fazem parte?», disse Mariana Aiveca.

Pedro Mota Soares afirmou, por sua vez, que, «como é óbvio, não é com 37 inspetores que se consegue fazer a função da ACT», mas sublinhou que com este reforço o total de inspetores chegará perto dos 350, o que permitirá assegurar a capacidade de intervenção.

«Com este reforço, ficaremos muito próximos dos 350 inspetores, o que é francamente importante para podermos sempre ter essa capacidade de intervenção», afirmou.

Já o PCP lembrou que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) recomenda um rácio de 500 inspetores e afirmou: «37 inspetores não servem para a cova de um dente».

Mota Soares avançou ainda que, além desses 37 inspetores, «há uma reserva de recrutamento para mais cinco [profissionais] se entretanto se vierem a aposentar do atual quadro».

Durante a audição, que ainda decorre, o ministro disse que a Segurança Social já recebeu 2.621 pedidos de reforma antecipada desde que o regime foi parcialmente descongelado para trabalhadores com mais de 60 anos de idade e 40 de carreira.

Dos 2.621 requerimentos, acrescentou, cerca de 40% (1.019) já foram despachados.

Fonte (ACT): http://bit.ly/1FBtAzY

Avalie o artigo
Márcia Cardoso

Márcia Cardoso

Marketeer at Ábaco Consultores
Márcia Cardoso, licenciada em Marketing. Actualmente desenvolve funções na Ábaco Consultores.
 Visualizar perfil de Márcia Cardoso
Márcia Cardoso

Márcia Cardoso

Márcia Cardoso, licenciada em Marketing. Actualmente desenvolve funções na Ábaco Consultores.  Visualizar perfil de Márcia Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>