sustentabilidade na segurança e medicina do trabalho

Sustentabilidade em Segurança e Medicina do Trabalho

Icon of [Download] Sustentabilidade Em Segurança E Medicina Do Trabalho [Download] Sustentabilidade Em Segurança E Medicina Do Trabalho

Nosso Futuro Comum sugere a criação de novos modelos de avaliação do progresso ou de desenvolvimento sustentável.

Muito se tem falado em ser sustentável, porém a prática da sustentabilidade não ocorre como de fato deveria. Se não tiver ação não trará mudanças!

Se pensarmos nas tecnologias limpas envolvendo sociedade, empresa e governo, o que podemos concluir desse triângulo?

A sociedade se esforça, porém não age proativamente e sim preventivamente. Como exemplo comum temos a impressão de documentos sem necessidade, apenas pelo fato de termos eles em mãos e serem tocáveis.

As empresas, em especial quando somos terceirizados, nos solicitam a entrega de documentos em meio físico, mas nos exigem um plano de gestão ambiental, contraditório não? Porque não inserir sistemas de documentos digitalizados.

O governo, por sua vez se torna cada vez mais burocrático, com solicitações de cópias de documentos e mais documentos para qualquer tipo de transação econômica, social e financeira.

Surge então nosso déficit de participação popular na questão sustentável. Onde fica o Sistema de Gestão Ambiental – SGA?

As mudanças de paradigmas são necessárias para o desenvolvimento e a necessidade de modificar as ações relacionadas. Minimizando resíduos, as empresas tendem a obter vantagens econômicas e mudanças do cenário atual.

O que podemos fazer pelo nosso planeta? Qual é realmente o nosso papel?

Sermos ecoeficiente nos direciona para diminuir impactos ambientais, minimizando o uso de matérias primas e produzindo mais com menos.

Parar para pensar na nossa pegada ecológica, nos faz ver o que eu coloco e o que eu retiro da natureza.

Calcule sua pegada ecológica pelo site: http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators/

Eu já calculei a minha. Tenho feito meu papel na sociedade, por um futuro melhor, talvez não para meu filho, mas netos e bisnetos.

Nesse pensamento, a conscientização dos colaboradores de uma organização sobre a segurança do trabalho e meio ambiente é um trabalho que realmente “dá o que falar” no mundo organizacional. Mas ser difícil, não torna nosso trabalho algo impossível de realizar, basta acreditar e gostar do que se faz.

Ao pensarmos na performance ambiental, onde todos os estágios do ciclo de vida geram impactos ambientais, a alta direção das empresas não visualizam de imediato uma comunicação integrada ao Meio Ambiente e a Segurança do Trabalho.

Melhorar o desempenho ambiental da organização é aceitar todas as disposições legais a que estiver sujeita.

O profissional se compromete mais com a empresa e sente-se valorizado e leva as questões ambientais como uma qualidade de vida e um comprometimento pessoal, otimizando o produto, identificando pontos fortes e pontos fracos, oportunidades e ameaças. Esse é o comprometimento dos funcionários em mensurar as necessidades da redução do consumo de água, de energia, em minimizar resíduos dentro de uma estratégia de marketing, enfim neste pacto social inserir melhor qualidade de vida humana. Pensar no coletivo.

Senhor empresário, o Sistema de Gestão Ambiental possibilita mais ganhos com menos custos, tornando seu produto e/ou serviço mais competitivo, permitindo que seu produto seja aceito em outros países.

Faz-se necessário estabelecer metas de como atuar em relação aos problemas socioambientais, rumo a um novo paradigma.

Dentro da responsabilidade empresarial, a melhoria é: “Pensar globalmente e Agir localmente”.

Avalie o artigo
Lisiane Paulon

Lisiane Paulon

Lisiane Paulon, profisisonal da área de Segurança do Trabalho, com atuação na prevenção de riscos à saúde e à vida do trabalhador, visando a não ocorrência de acidentes em sua atividade profissional, sejam eles danos físicos ou psicológicos. Atualmente ministrando aula na Universidade Paulista de Sorocaba.
Lisiane Paulon

Lisiane Paulon

Lisiane Paulon, profisisonal da área de Segurança do Trabalho, com atuação na prevenção de riscos à saúde e à vida do trabalhador, visando a não ocorrência de acidentes em sua atividade profissional, sejam eles danos físicos ou psicológicos. Atualmente ministrando aula na Universidade Paulista de Sorocaba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>