progress-1807541_1280

Vigilância da Saúde dos profissionais do CHLC, EPE: Uma visão integrada e multidisciplinar para a promoção da Saúde e Segurança em contexto hospitalar

 RESUMO

A existência e a articulação de diferentes áreas de intervenção da Saúde Ocupacional do Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE (CHLC,EPE) (Medicina e Enfermagem do Trabalho, Higiene e Segurança, Ergonomia, Proteção Radiológica, Saúde Oral e Psicologia Ocupacional) permitem um melhor conhecimento da organização e do contexto específico de trabalho, possibilitando uma intervenção mais abrangente e adaptada à realidade e às necessidades dos profissionais de saúde.

A intervenção pretende incentivar ações de mudança, com indubitável tradução no aumento da satisfação, melhoria da qualidade de vida e motivação dos profissionais. A qualidade de vida no trabalho, conducente à realização pessoal e profissional, tem de se inserir numa matriz de desenvolvimento que integra como pilar fundamental as adequadas condições de higiene e segurança e de saúde nos locais de trabalho.

O presente trabalho, apresenta uma metodologia descritiva e refere-se ao ano 2015. Os dados apresentados foram obtidos durante o período de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2015, referente aos itens: exames médicos, vacinação, teste tuberculina e IGRA. Os restantes dados referentes à vigilância da saúde mental, à vigilância da saúde oral, às avaliações de risco e às avaliações dosimétricas, foram obtidos através de informação nos processos clínicos dos profissionais de saúde, aplicação de questionário epidemiológico, bases de dados Access e Excel existentes na ASO, aplicação SClínico e SONHO.

Neste âmbito, foram realizados 7095 exames de vigilância da saúde, abrangendo 3207 profissionais. Nesta intervenção inclui-se a vigilância da saúde mental relacionada com a análise dos fatores de risco psicossociais, stress laboral e violência no local de trabalho e o Programa de saúde oral no âmbito da vigilância e prevenção da doença periodontal, cárie dentária e lesões orais.

Em 2015 a cobertura vacinal contra a gripe sazonal foi de 18% e a cobertura para a hepatite B era de 54%.

Relativamente à área da higiene e segurança, no que se refere à proteção radiológica, foram realizadas 3078 avaliações de controlo dosimétrico, 20 avaliações do local de trabalho e 2 avaliações na determinação da dose recebida pelos doentes. Da mesma forma, foram efetuadas 163 avaliações das condições de trabalho relacionadas com risco ocupacional, gases anestésico, avaliação postos trabalho e ambiente térmico.

Os dados apresentados evidenciam a importância da vigilância da saúde enquanto intervenção especializada e de proximidade com os profissionais, refletindo-se num maior conhecimento dos fatores de risco a que estão expostos no seu local de trabalho, na mudança de práticas relacionadas com a sua proteção e segurança e na implementação das medidas preventivas e corretivas através do envolvimento dos profissionais e responsáveis das várias áreas do CHLC.

Palavras-chave: Vigilância da Saúde, Promoção da Saúde, Proteção Radiológica, Risco Ocupacional.

Autores:

Rodrigues C, Tolentino D, Rodrigues M, Armeiro S, Gomes S, Pinote S, Nunes R, Ramos I, Diogo A, Coimbra M, Fonseca S, Diogo H, Carvalho J, Rosa P, Faustino I, Manzano M. Vigilância da Saúde dos Profissionais do CHLC, EPE: uma visão integrada e multidisciplinar para a promoção da Saúde e Segurança em contexto Hospitalar. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line, 2017, volume 3, 1-12.

Avalie o artigo
Márcia Cardoso

Márcia Cardoso

Marketeer at Ábaco Consultores
Márcia Cardoso, licenciada em Marketing. Actualmente desenvolve funções na Ábaco Consultores.
 Visualizar perfil de Márcia Cardoso
Márcia Cardoso

Márcia Cardoso

Márcia Cardoso, licenciada em Marketing. Actualmente desenvolve funções na Ábaco Consultores.  Visualizar perfil de Márcia Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>