Consumo funcional de substâncias psicoativas em contexto laboral?!…

Icon of [Download] Consumo Funcional De Substâncias Psicoativas Em Contexto Laboral [Download] Consumo Funcional De Substâncias Psicoativas Em Contexto Laboral

Por vezes alguns funcionários consomem substâncias psicoativas que potenciam o desempenho profissional e/ ou ajudam a uma melhor adaptação às adversidades laborais, sem perturbar grandemente outros detalhes laborais e sem que exista, teoricamente, um patamar de dependência (até porque esta definição também leva em conta a não interrupção em função dos prejuízos globais obtidos e interação negativa com diversos contextos). Contudo, até mesmo nestas circunstâncias, há a possibilidade do consumo se transformar em claramente disfuncional, com o tempo.

Por exemplo, são citados na bibliografia consultada trabalhadores rurais brasileiros que relatam, na 1ª pessoa, que só a consumir marijuana ou cocaína, conseguiam energia/ disposição para cortar 21 toneladas de cana-de-açúcar num só dia de trabalho (?!).

São também incluídos relatos de profissionais liberais europeus (sobretudo franceses e ingleses), por exemplo, advogados e empresários, com consumo frequente e generalizado de anfetaminas, ecstasy e/ou cocaína (como estimulantes inteletuais e/ ou físicos) ou até álcool e/ ou heroína (como relaxante), por vezes, durante décadas, sem que ninguém próximo o soubesse; geralmente razoavelmente bem informados acerca das caraterísticas e consequências desses mesmos produtos.

Noutros casos, o trabalhador não procura potenciar o seu desempenho físico e/ou inteletual, mas sim tornar o tempo laboral mais agradável e/ ou tolerável, de forma subtil. Alguns relatos diretos de trabalhadores afirmam mesmo que estes acreditavam que só com estes consumos conseguiam manter a postura laboral esperada, não só a nível de desempenho, mas também socialmente, entre colegas e com clientes. Ou seja, parte destas substâncias desinibe (e potencia a sociabilidade), proporcionando alguma euforia, aumentando a concentração e alteração da perceção do tempo (os turnos de trabalho tornam-se mais rápidos).

Os elementos das equipas de Saúde Ocupacional devem conhecer todos os ângulos deste tema (consumo de substâncias psicoativas em meio laboral), de forma a alertarem para os riscos de saúde (pessoais e ocupacionais) que existem no consumo tão banalizado destas substâncias, para além da possibilidade do consumo se tornar rapidamente disfuncional em algumas profissões, sendo que noutras (com fatores de risco diferentes), a sua utilização é altamente disfuncional desde o início.

.

Bibliografia:

  • Consumo laboral funcional de substâncias psicoativas?!… A propósito de um artigo… Santos, M.; Almeida, A. Revista Segurança, 2013, novembro- dezembro, nº 217.
  • Dependência química e trabalho: uso funcional e disfuncional de drogas nos contextos laborais”. Lima, M. E. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 2010, 35(122): 260-268.

.

Artigo em parceria com:

Armando Almeida
Docente no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa
Mestre em Enfermagem Avançada
Especialista em Enfermagem Comunitária

Rate this post
Mónica Santos

Mónica Santos

Licenciada em Medicina; Especialista em Medicina do Trabalho; Especialista em Medicina Geral e Familiar e Mestre em Ciências do Desporto. Diretora Clínica da empresa Quércia (Viana do Castelo). A exercer Medicina do Trabalho também nas empresas Cliwork (Maia), Clinae (Braga), Medicisforma (Porto), Sim Saúde (Porto), Servinecra (Porto) e Radelfe (Paços de Ferreira).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!