[Ficha de Segurança] Empilhadores de Garfos

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Legenda:

  1. Chassis;
  2. Contrapeso;
  3. Eixo motriz;
  4. Eixo de direção;
  5. Mastro (que serve também como protecção anticapotamento);
  6. Porta garfos ou forquilhas;
  7. Cilindro hidráulico elevador;
  8. Garfos ou forquilhas;
  9. Grade para apoio de cargas, protetora do condutor;
  10. Pórtico de segurança;
  11. Volante com servo direção;
  12. Assento com suspensão e cinto de segurança;
  13. Espelhos retrovisores.

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Função

Carro automotor de movimentação e de elevação de cargas, que se desloca no solo, possuindo tração motorizada e que é capaz de levantar, baixar, transportar e empurrar cargas.

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Documentos e Outros Elementos

Fabricante

  • Declaração de conformidad
  • Marcação CE (afixada);
  • Diagrama de cargas (afixado);
  • Manual de instruções em português.

Utilizador

  • Registo de verificações/ensaios e de manutenções;
  • Registo de ensaios de segurança específicos.

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Formação Específica Exigível

  • Formação habilitante para condução de empilhadores
  • O condutor manobrador deve estar especificamente habilitado para o efeito, nos termos do artigo 5.º e 32.º do Decreto-Lei n.º 50/2005, de 25 de Fevereiro. A formação referida pode ser promovida pelo empregador, por entidade formadora certificada para o efeito ou por estabelecimento de ensino reconhecido pelo ministério competente e dá lugar a emissão de certificado e registo na caderneta individual de competências nos termos do regime jurídico do sistema nacional de qualificações – Plataforma Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). A formação deve ser assegurada por formador devidamente habilitado – ex: UFCD (Unidade de Formação de Curta Duração) 0420 – Movimentação e operação de empilhadores inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.

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Riscos

  • Colisão com objetos e/ou equipamentos;
  • Queda de objetos;
  • Quedas dos operadores ao mesmo nível;
  • Atropelamento;
  • Acondicionamentos das cargas;
  • Desrespeito pelos princípios ergonómicos;
  • Entalamentos e esmagamentos;
  • Capotamentos;
  • Exposição ao monóxido de carbono;
  • Riscos elétricos;
  • Incêndios ou explosões.

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Principais Medidas de Prevenção

Fabricante

Os empilhadores devem estar equipados com os elementos relativos à segurança, os quais nunca devem ser anulados, nomeadamente:

  • Sinalização luminosa/sonora de marcha atrás;
  • Cinto de segurança no assento;
  • Botão de paragem de emergência;
  • Placas indicadoras de:
    • Identificação e dados do fabricante;
    • Diagrama de cargas;
    • Dados técnicos do equipamento;
    • Pressão hidráulica no caso de equipamentos acionados hidraulicamente;
    • Pressão de ar dos pneus;
  • Freio de imobilização;
  • Sensor de peso colocado no assento do operador de forma a impedir a ignição do motor (de fora) sem a presença do operador;
  • Dispositivo de encravamento por chave;
  • Estruturas FOPS e ROPS (proteção do operador contra queda de objetos e contra capotamento).

Utilizador

  • Formação e informação dos operadores;
  • Avaliação de riscos;
  • Delimitação das vias de circulação bem como a zona de passagem destinada aos peões;
  • As vias de circulação deverão ter largura suficiente: largura do empilhador + 1 metro se a circulação for feita num sentido; largura de 2 empilhadores + 1,40 metro se a circulação for feita em 2 sentidos;
  • Abertura nas lombas de controlo de velocidade de zonas de passagem para as rodas dos empilhadores;
  • Para facilitar a visibilidade deverão instalar-se espelhos de canto nas esquinas das estruturas (semelhantes aos utilizados nas circulação rodoviária);

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  • O operador deve manobrar o empilhador sentado e com o cinto de segurança ou barra metálica (sistema de retenção);
  • Equilibrar carga a elevar – conhecimento do centro de gravidade;  Amarrar e calçar as cargas sem ultrapassar a carga máxima prevista;
  • Não permitir a movimentação de cargas num só garfo;
  • Não movimentar as cargas com os garfos elevados, devendo estes estarem sempre colocados a uma altura, aproximadamente, de 0,15 m relativamente ao chão;
  • Na descida de rampas, manobrar o empilhador em marcha atrás e com a carga ligeiramente inclinada para trás. Circular sempre com a carga no lado ascendente da rampa. Para subir deve circular de frente e se for obrigado a parar numa rampa deve “calçar” o empilhador;

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  • Estar sempre atento e olhar constantemente para a direção da marcha;
  • Manter as extremidades do corpo (mãos, pés e pernas) dentro dos limites da cabina do empilhador;
  • Evitar manobras bruscas, conduzindo com velocidade moderada, abrandando nos locais perigosos (ex.: curvas e locais de pouca visibilidade, cruzamentos, passagens com altura limitada, pavimentos desnivelados, etc.), buzinando sempre que se aproximem peões;
  • Nunca abandonar o empilhador sem colocar os comandos na posição de paragem, acionando o travão de mão e retirando a chave de ignição;
  • Inclinar para trás os garfos, no transporte de cargas que possam escorregar;
  • Ao carregar ou descarregar do camião, verificar se a plataforma de passagem é suficientemente resistente;
  • Proibir o transporte e elevação de pessoas no empilhador;
  • Respeitar criteriosamente os sinais de trânsito e/ou sinalização de segurança;
  • Não permitir que as pessoas se coloquem debaixo da carga do empilhador;
  • Após terminado o trabalho, estacionar o empilhador em locais próprios (devidamente sinalizados e sem ser em superfícies inclinadas), colocar os garfos na posição inferior e desligar o motor;
  • Extintor – se o empilhador trabalhar em local de trabalho com extintores, não é necessário equipar a máquina/equipamento;
  • Sinalização luminosa rotativa de presença;
  • Verificar se os garfos apresentam deformações, sinais de desgaste ou danos visíveis;

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  • Verificar a existência de danos nos parafusos dos dispositivos de segurança e nos travamentos dos garfos;

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  • Medidas de segurança no carregamento de baterias ou abastecimento:
    • Nunca fumar ou foguear na proximidade das baterias ou do depósito de gasóleo;
    • Desligar sempre o motor;
    • Em caso de derrame de combustível, proceder à limpeza/remoção do mesmo. O empilhador só poderá ser colocado em funcionamento depois destes procedimentos;
    • Nunca devem ser pousadas peças metálicas ou ferramentas sobre as baterias ou carregadores;
    • O “cofre” das baterias deve estar coberto;
    • Depois de carregadas as baterias, deve ser fechada a tampa de proteção das mesmas.

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Local da Actividade

  • Existência de cais de carga e descarga;
  • Via de circulação para peões e outros veículos;
  • Vias de circulação de sentido único;
  • Pavimento das vias de circulação firmes e regulares;
  • Os locais de trabalho deverão possuir ventilação adequada (especialmente se os empilhadores forem a diesel e a gás);
  • Para empilhadores elétricos, existência de local adequado para carregamento de baterias.

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Normas de Referência

  • EN 1726-1-1998 Safety of industrial trucks Self-propelled trucks up to and including 10 000kg capacity and industrial tractors with a drawbar pull up to and including 20 000 N Part 1;
  • EN ISO 3691-1:2012 Industrial trucks – Safety requirements and verification – Part 1: Self-propelled industrial trucks, other than driverless trucks, variablereach trucks and burden-carrier trucks (ISO 3691-1:2011) – English Version;
  • EN ISO 3691-5:2014 Industrial trucks – Safety requirements and verification – Part 5: Pedestrian-propelled trucks;
  • EN ISO 3691-5:2014 Industrial trucks – Safety requirements and verification – Part 5: Pedestrian-propelled trucks;

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Fonte (ACT): 

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Márcia Cardoso

Márcia Cardoso

Márcia Cardoso, licenciada em Marketing. Actualmente desenvolve funções na Ábaco Consultores.  Visualizar perfil de Márcia Cardoso

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