Hoje, o comité Económico e Social Europeu e o Comité das Regiões irão organizar uma conferência conjunta subordinada ao tema “Libertar a Europa do amianto com Segurança”, com o objetivo de discutir o processo erradicação da substância na europa.
A conferência, divulgada pela OSHA-EU, irá abordar os passos necessários para a redução do amianto na Europa nos próximos anos, avaliando em primeira instância, o risco atual de exposição dos cidadãos europeus.
Apesar de ter ocorrido uma erradicação geral do amianto desde 2005, o a OMS (Organização Mundial de Saúde) revela que se registam anualmente entre 20.000 e 30.000 casos de doenças relacionadas com o amianto, apenas na Europa. Até 2030, prevê-se que mais de 300.000 cidadãos faleçam devido a mesoteliomas causados por esta substância tóxica.
De acordo com a OSHA-EU esta substância ainda se encontra em muitos lugares, tais como navios, comboios, maquinaria, túneis e até canos de distribuição de água.
Recorde-se também que o amianto foi extensivamente utilizado nos anos 90 na construção de edifícios, colocando em risco nos dias que correm, não só os trabalhadores que fazem manutenção dos mesmos, mas qualquer pessoa que frequente a área em questão.
Com o objetivo de proteger a saúde pública, o comité Económico e Social Europeu (EESC, European Economic and Social Committee) aconselhou a Comissão Europeia a desenvolver planos de ação para a remoção do amianto. Estes implicarão um custo de 11 a 15 biliões de euros por país.
O EESC enfatizou igualmente as questões da segurança na remoção do amianto, bem como a renovação dos edifícios tendo em conta a sua eficiência energética.
Fonte (Segurança Online):
- inCloud for Safemed presente na PROTEGER 2018 – 6.ª Conferência de Segurança - 12 Novembro, 2018
- Seleção, utilização e manutenção dos EPI - 17 Abril, 2018
- Ábaco Consultores promove inCloud for Safemed para o mercado Ibérico - 3 Abril, 2018