A Confederação Nacional da Agricultura propõe a implementação de um plano nacional de prevenção de acidentes com máquinas agrícolas, de forma a diminuir o número elevado de vítimas neste contexto.
Vitimando cerca de 50 pessoas por ano, os acidentes com maquinaria agrícola “são um dos piores problemas da agricultura familiar portuguesa”, refere a CNA. Contudo, “não são uma “fatalidade incontornável”, acrescenta.
A CNA lamenta a “falta de iniciativa governamental”, avançando por isso com algumas propostas. Recorda também que a Assembleia da República já avançou com indicações precisas no que respeita esta prevenção.
Estas contemplam campanhas de alerta e sensibilização, programas de formação e de aconselhamento, programa extraordinário de renovação e reequipamento das explorações agrícolas familiares, rastreio e acompanhamento médico de manobradores, prevenção de outros acidentes como a inalação de gases em depósitos de líquidos ou aplicação de produtos químicos, entre outros.
A CNA pretende desenvolver esta proposta em conjunto com outras organizações e entidades públicas e privadas, assim refere o mesmo comunicado.
Fonte (Segurança Online):