Os brinquedos dão um importante contributo ao desenvolvimento das crianças. Para garantir às nossas crianças as melhores experiências, devemos ter em mente as seguintes Dicas de Segurança de Brinquedos.
.
Na escolha de um brinquedo
Compre sempre brinquedos em lojas e pontos de venda em linha de confiança.
Estes responsabilizam-se pelos brinquedos que vendem e, normalmente, aceitam devoluções. Os comerciantes desonestos, por outro lado, tendem a ignorar as necessidades de saúde e segurança e podem, também, vender brinquedos contrafeitos. Verifique cuidadosamente brinquedos comprados em linha, brinquedos oferecidos e brinquedos comprados em segunda mão.
Leia todos os avisos e instruções.
Esteja atento às recomendações relacionadas com a idade e a segurança – leve-as a sério. Nunca compre brinquedos que não apresentem a marca CE no brinquedo ou na embalagem. Embora a marca CE não seja uma orientação para o consumidor, representa o compromisso do fabricante de que o brinquedo obedece a todas as regras de segurança da UE, que estão entre as mais exigentes do mundo.
Escolha brinquedos adequados à idade, à capacidade e ao nível de destreza da criança.
Os brinquedos que não são adequados à faixa etária específica de uma criança podem magoar a criança. Certifique-se de que segue as recomendações de idade – nomeadamente o símbolo 0 a 3 (ver imagem) e as palavras «contra-indicado para crianças com menos de 36 meses» acompanhadas da indicação do perigo.

Não compre brinquedos com peças pequenas e facilmente destacáveis para crianças com menos de três anos de idade
já que estas crianças tendem a colocar os brinquedos na boca e podem asfixiar com peças pequenas.
.
Depois de comprar um brinquedo
Siga cuidadosamente as instruções de montagem e utilização adequadas do brinquedo.
Guarde as instruções e informações que acompanham o brinquedo num sítio seguro.
Esteja atento às crianças enquanto brincam
certifique-se de que todos os brinquedos são utilizados tal como vem indicado e que são adequados à idade e capacidade da criança. Com certos brinquedos – como trotinetas, patins e bicicletas – as crianças devem utilizar sempre capacete e outros equipamentos de segurança.
Verifique regularmente o estado dos brinquedos
os brinquedos partidos ou usados podem magoar a criança e afectar a sua saúde e segurança. Elimine os brinquedos partidos imediatamente
Retire toda a embalagem
e guarde as instruções. Certifique-se de que as crianças não brincam com embalagens de plástico porque pode existir um risco de asfixia.
Ensine os seus filhos a guardar os seus brinquedos para evitar acidentes.
Não deixe os brinquedos nas escadas ou no chão em zonas de circulação da casa.
.
Comunique sempre ao fabricante ou ao vendedor qualquer problema de segurança com um brinquedo.
Consulte o sítio web do sistema de alerta rápido da UE (RAPEX) http://ec.europa.eu/rapex. Este sítio apresenta pormenores de produtos perigosos retirados do mercado no seu país, incluindo brinquedos. Se tem alguma questão relativa à segurança dos brinquedos, consulte o fabricante, o vendedor ou a autoridade pública adequada.
.
Fonte (ASAE):