Ainda que não exista uma definição única de “cultura de SST no local de trabalho” (ou cultura de segurança), esta pode ser descrita como o produto dos valores, atitudes, perceções, competências e padrões de comportamento, individuais ou coletivos, que podem determinar o um compromisso e a qualidade de um sistema de gestão de segurança e saúde de uma organização (Comissão de Saúde e Segurança, 1993).
Uma cultura de SST integra componentes psicológicas, comportamentais e situacionais
A componente psicológica consiste em valores partilhados, atitudes, perceções e crenças que contribuem para decisões e comportamentos relativamente à segurança; a componente comportamental pode ser definida como um conjunto de métodos relativos à segurança no local de trabalho; já a componente situacional baseia-se, por exemplo em políticas, procedimentos, regulamentos, estruturais organizacionais e sistemas de gestão relacionados com a segurança.
Uma cultura positiva de SST é caracterizada por diferentes elementos:
Antes de tudo, a SST deverá ser considerada e transmitida com clareza, como um valor e ser integrado em todos os aspetos das atividades de uma empresa.
A liderança é o compromisso mais visível com a SST por parte da entidade empregadora e da gestão de topo, e é fundamental para o desenvolvimento de uma cultura positiva de SST. A perceção dos trabalhadores sobre as atitudes e comportamentos da administração de topo relativamente à SST constituirá a base para um comportamento de segurança e, consequentemente, para um melhor desempenho de SST da empresa. Embora as atitudes positivas de SST ao nível da gestão de topo sejam essenciais para uma cultura positiva de SST, é fundamental que estas atitudes sejam transmitidas aos trabalhadores para que estes as possam entender com clareza. A comunicação (particularmente, o contacto frequente e aberto entre responsáveis de gestão e trabalhadores) desempenha, portanto, um papel importante no desenvolvimento de uma cultura positiva de SST e num bom desempenho de SST.
Para criar e reforçar uma cultura positiva de SST, deve ser facultada formação e informação em SST a todos os trabalhadores e trabalhadoras para que possam participar ativamente em ações destinadas a melhorar as condições de segurança. As pessoas devem adquirir uma consciência de segurança e não apenas aprender com os incidentes, alterando assim, as formas de pensar e agir. Também devem ser incentivadas a partilhar as suas experiências.
O reforço de uma cultura positiva de SST no local de trabalho contribui significativamente para a redução de acidentes e doenças relacionadas com o trabalho, bem como para melhorar a motivação e o bem-estar das pessoas. Trabalhadores mais saudáveis e mais felizes irão, por sua vez, contribuir para uma maior produtividade, melhor qualidade e maior rentabilidade empresarial.
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Fonte (OIT):