motivação e produtividade

Cinco hábitos que prometem estimular a sua motivação e produtividade

Nem sempre é fácil tomar as decisões certas. Sobretudo quando estamos perto de distrações capazes de nos aliciar constantemente. Para quem vai agora passar – ou continuar – a trabalhar a partir de casa (fruto do confinamento) pode ser algo difícil manter os mesmos níveis de concentração.

Um estudo recente nos EUA, revelou que cerca de 63% dos americanos revela um declínio na saúde mental, maior ansiedade ou depressão devido à pandemia. O medo sobre o estado de saúde, a insegurança profissional, a telescola e todas as restrições têm desequilibrado o nosso bem-estar.

Tudo isto pode enfraquecer a sua produtividade e motivação. Felizmente existem algumas estratégias que pode (e deve) adotar na sua casa para garantir que mantém o foco nas tarefas diárias.

.

  1. Escolher os alimentos certos

Comer hambúrgueres e batatas fritas constantemente pode até oferecer uma grande satisfação momentânea, todavia este tipo de alimentação irá desequilibrar por completo os seus níveis de energia durante o dia, gerando “picos” difíceis de estabilizar. Já uma deita saudável irá ser capaz de contribuir positivamente para o seu bem-estar e energia.

Procure selecionar ingredientes capazes de fortalecer a sua atividade cognitiva. Produtos ricos em nutrientes e vitaminas serão capazes de estimular a produção de serotonina e dopamina. Garantindo desta forma que se sente melhor e mais calmo.

Alimentos como a aveia, frutas, peixe e até o chocolate negro devem passar a fazer parte da sua dieta habitual.

.

  1. Cumprir uma rotina

Uma rotina constante e rígida é um dos fatores mais essenciais para assegurar o sucesso do seu período de teletrabalho. Acorde todos os dias à mesma hora, faça as refeições sempre às mesmas horas e vista-se sempre logo de manhã. Por mais tentador que seja ficar de pijama o dia todo, isso não irá contribuir para que se sinta produtivo e profissional.

De resto procure sempre definir tempo para uma qualquer atividade física. Seja ir dar um passeio logo de manhã ou treinar ao final da tarde, este será sempre um elemento importante para conseguir estabelecer uma rotina saudável.

.

  1. Recuperar a concentração

Defina sempre alguns minutos de manhã ou ao final do dia para conseguir reequilibrar os seus níveis de energia e identificar as prioridades para cada dia. Manter o foco durante o teletrabalho exige disciplina e uma maior capacidade de concentração. Quais são os seus objetivos para o dia seguinte? O que pretende alcançar até ao final da semana? Não se esqueça destas metas para ajudar a equilibrar o seu regime de trabalho. Não necessita de colocar pressão extra, apenas é necessário que concentre a sua energia naquilo que verdadeiramente interessa.

Elimine todas as distrações e concentre-se numa só tarefa de cada vez, de forma a alcançar os melhores resultados.

.

  1. Compreenda e respeite as suas preferências

Normalmente todos temos preferências e hábitos de trabalho diferentes. É assim fundamental que analise a sua personalidade e forma de trabalho de forma a compreender o que tipo de regime teletrabalho funciona para si.

Algumas pessoas sentem-se especialmente produtivas logo de manhã, outras apenas ao final do dia. Estas alturas de maior concentração devem ser aproveitadas para concretizar o máximo de tarefas possíveis, maximizando a sua capacidade de trabalho.

De resto perceba também se para si é importante um maior ou menor contacto com outros colegas. As pessoas mais introvertidas tendem a preferir concretizar o máximo de tarefas sem grandes distrações, já para outras pessoas é fundamental o contacto com colegas para manter a motivação.

. motivação e produtividade

  1. Crie um ambiente de trabalho adequado

Por fim, não se esqueça deste ponto essencial. Se a sua casa estiver constantemente desarrumada e suja, o mais provável é que isso seja capaz de afetar a qualidade do seu trabalho. Ter um ambiente de trabalho arrumado e cuidado irá contribuir para fortalece a sua concentração. Deve dedicar um espaço próprio para o seu teletrabalho, evitando misturar o ambiente profissional com o ambiente mais descontraído ou relaxado.

. motivação e produtividade

Fonte (Multinews): https://bit.ly/3nJ4g5G

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!