“Podemos usar saia como uniforme/vestuário em empresas de indústria alimentar?”

Icon of [Download] “Podemos Usar Saia Como Uniformevestuário Em Empresas De Indústria Alimentar” [Download] “Podemos Usar Saia Como Uniformevestuário Em Empresas De Indústria Alimentar”

Quando se pesquisa sobre uniformes/vestuário para indústria alimentar as primeiras imagens que nos aparecem nos motores de busca de imagens são normalmente camisolas, calças, toucas, calçado e/ou batas de cor clara, tornando-se quase instintivo responder que NÃO à pergunta “Podemos usar saia como uniforme em empresas de indústria alimentar?”

Enquanto vagueava pela internet nestes dias, deparei-me com esta questão no site brasileiro foodsafetybrazil.org . No entanto, segundo a legislação Brasileira, e o artigo publicado nesse site, não existe nenhuma referência ao uso de calças ou à proibição do uso de saia. Decidi pesquisar sobre o mesmo tema mas em Portugal, onde a informação é escassa em termos de legislação relacionada como assunto e muito dispersa em manuais/regulamentos internos das diferentes empresas. Eis algumas frases encontradas na minha pesquisa:

“(…) Vestuário de trabalho é o conjunto de peças de roupa, de calçado (com ou sem biqueira protegida interiormente) e de proteção da roupa, das mãos e do cabelo, distribuído pela empresa a cada trabalhador, para utilização exclusiva no desempenho das suas funções” in Reg. de Utilização de vestuário de trabalho, artigo terceiro.

 

– “ (..) O uniforme a utilizar deve obedecer às seguintes regras:

-Deve ser de cor clara, confortável e adequado à tarefa a desempenhar; Ser de uso exclusivo ao local de laboração; Ser constituído por touca/barrete, calça e calçado apropriado e eventualmente avental; Não deve possuir bolsos exteriores ou botões; Os bolsos interiores deverão estar posicionados abaixo da cintura por forma a que, em caso de objetos saltarem dos bolsos, caiam diretamente no pavimento; Deve ser feito de material resistente a lavagens frequente.(…)” in Higiene Pessoal na Industria Alimentar, Forvisão – Consultadoria em formação integrada, lda, capitulo 2.3 Uniforme

 

Após estas citações, verifico que não é igualmente explícito em todas as regulamentações o uso de calça nem há nenhuma lei/decreto-lei/portaria ou outro que especifique o assunto. Penso que seja  do senso-comum colocar esta questão a nós próprios: “Será adequado o uso de saia na indústria alimentar?” Na minha opinião: “NÃO”. Trata-se de uma questão de segurança no trabalho, e não de estética ou organização das empresas. No entanto, continuamos a ver a Sra Cozinheira do restaurante, que tanto gostamos de ir, a usar a saia enquanto manuseia todo o tipo de utensílios perigosos à sua proteção, desde da faca afiada, ao garfo com pontas, ao óleo quente de fritar as batatas fritas que tanto gostamos …

Joana Marques

Joana Marques

Nasceu em Lisboa em 1990 e é Licenciada em Engenharia Alimentar desde 2011 pelo Instituto Superior de Agronomia. Desempenhou funções de responsável pelo Departamento de Qualidade numa empresa de produtos lácteos direcionada para mercado interno e grandes superfícies. Atualmente, desempenha funções de Técnica da Qualidade Alimentar numa empresa de azeites e óleos alimentar direcionada maioritariamente para a exportação onde, por ser uma empresa familiar, mantem relacionamento com todas as áreas adjacentes ao negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!