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O stress constitui uma das maiores causas de doenças relacionadas com o trabalho na União Europeia e os seus sintomas traduzem um desequilíbrio individual e organizacional.
O stress relacionado com o trabalho é um dos grandes problemas atuais, em particular nos países mais desenvolvidos, onde o mundo do trabalho é caraterizado pela necessidade de inovação constante, mudanças tecnológicas e organizativas e por uma crescente insegurança no trabalho. Vários estudos têm demonstrado como a organização do trabalho está relacionada com o stress no trabalho, a satisfação e motivação do trabalho. Esta relação, organização do trabalho com a saúde e bem-estar dos trabalhadores também é evidenciada pelo quinto inquérito europeu das condições de trabalho.
O stress relacionado com o trabalho pode ser definido como um conjunto de reações emocionais, cognitivas, comportamentais, e fisiológicas a aspetos adversos da organização e do ambiente de trabalho.
Nas últimas décadas, tem sido dada uma grande importância ao estudo do impacto das condições de trabalho sobre o bem-estar psicológico e a saúde das pessoas. A figura 1 apresenta o modelo de causas e consequências do stress relacionado com o trabalho.
Figura 1 – Modelo de causas e consequências do stress relacionado com o trabalho
(Fonte: Adaptado de Houtman, 2005)
Alguns estudos epidemiológicos têm demonstrado existir uma relação entre os sintomas do stress e a exposição combinada a múltiplos fatores do ambiente e da relação do trabalho e das condições deste.
Os sintomas individuais/organizacionais que revelam casos de stress no trabalho são inúmeros, podemos destacar alguns:
Individuais
- Cansaço
- Irritabilidade
- Perturbações do sono
- Hipertensão arterial
- Dores de cabeça
- Dificuldades de memórias e concentração
- Perturbações gástricas
- Tristeza
- Menor desempenho
- Absentismo
- Desmotivação
- Isolamento social
- ETC.
Organizacionais
- Maior número de acidentes de trabalho
- Menor rendimento e produtividade
- Incumprimento de horários
- Aumento da taxa de rotação de pessoal
- Aumento da taxa de absentismo
A prevenção dos riscos associados ao stress ocupacional é pertinente, já que é considerado um dever desde a publicação da Directiva 89/391/CEE, designada como Directiva-Quadro que estabelece para todo o espaço da União Europeia, que o empregador deve garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores em todos os aspetos relacionados com o trabalho e “planificar a prevenção com um sistema coerente que integre a técnica, a organização do trabalho, as condições de trabalho, as relações sociais e a influência dos fatores ambientais no trabalho”.
Bibliografia:
Conselho Parlamento Europeu. (1989). Directiva nº 89/391/CEE – Relativa à aplicação de medidas destinadas a promover a melhoria de segurança e da saúde dos trabalhadores no trabalho. In Comissão Europeia: Jornal Oficial das Comunidades Europeias, 183.
European Agency for Safety and Health at Work. (2009). OSH in figures: stress at work – facts and figures. Acedido em https://osha.europa.eu//en/publications/reports/TE-81-08-478-EN-C_OSH_in_figures_stress_at_work
European Agency for Safety and Health at Work. (2012). Management of psychosocial risks at work: An analysis of the findings of the European Survey of Entreprises on New and Emerging Risks (ESENER). Acedido em https://osha.europa.eu/en/publications/reports/management-psychosocial-risks-esener
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