A utilização de tratores expõe o operador a uma série de riscos profissionais, designadamente o risco de esmagamento por capotamento do trator, o que pode levar à sua morte.
Este tipo de acidente ocorre frequentemente com a utilização do trator em terrenos inclinados, sem estrutura de proteção e cinto de segurança, sem manutenção adequada, com avarias, falta de informação sobre os riscos e falta de formação adequada.
A utilização do trator é comum a muitos setores de atividade, a saber, a agricultura, a pecuária e no setor florestal.
O capotamento do trator ocorre devido à perda de estabilidade resultante de múltiplos fatores. O declive do terreno, a velocidade excessiva, a presença de obstáculos ou valas, a utilização pouco segura dos travões, as manobras perigosas e o posicionamento incorreto das máquinas no trator constituem alguns destes fatores. O centro de gravidade elevado do trator, combinado com a utilização de tratores em zonas de risco, como declives, são fatores importantes para a ocorrência de capotamento.
Planeamento da SST
O planeamento da segurança e a avaliação de riscos subjacentes nos locais de trabalho onde são utilizados tratores devem estabelecer especificamente medidas preventivas, tendo em conta os múltiplos fatores de risco.
Os procedimentos de segurança devem ser definidos em função das características do trator e da carga a manusear.
No que diz respeito ao controlo dos riscos profissionais, devem ser previstas todas as medidas de proteção e de prevenção para garantir a eliminação ou a minimização da exposição do operador.
Descrição de um acidente mortal — esmagamento devido a capotamento de trator
- O operador do trator efetuava tarefas de recolha e transporte da carga para o camião.
- O trator utilizado apresentava deficiências no sistema de travagem e no sistema de elevação hidráulica (a caixa de carga subia e descia anormalmente).
- Num dos trajetos, o trator desceu com uma velocidade excessiva em terreno inclinado, forçando-o a guinar para a direita para evitar atropelar outros trabalhadores.
- Nesta manobra, a roda dianteira passou sobre a base de um obstáculo (um tronco de oliveira) que provocou o capotamento do trator. O operador foi projetado e esmagado pela estrutura de proteção do trator
No processo de inquérito sobre o acidente, verificou-se que:
- a topografia do terreno, o declive acentuado e as características do obstáculo (um tronco da oliveira com dois caules desnivelados em cerca de um metro e com uma base descentrada) contribuíram para a ocorrência do acidente;
- o operador desviou o trator para a direita, embateu com a roda dianteira no obstáculo e o trator capotou;
- o trabalhador que operava o trator não usava cinto de segurança;
- o trator tinha problemas mecânicos que causavam dificuldades de travagem e de subida e descida da caixa de carga;
- havia falta de informação adequada sobre os riscos das tarefas realizadas;
- não havia formação qualificada para a operação de tratores.
Causas do acidente
- Falta de um cinto de segurança ou de um sistema de retenção de segurança no trator.
- Problemas mecânicos no sistema de elevação hidráulica e nos travões.
- Manutenção, regulação e limpeza inadequadas do trator em comparação com o previsto no manual de instruções do operador.
- Informação e formação inadequadas ou inexistentes para a tarefa desempenhada.
Medidas de prevenção
- Avaliação de riscos que preveja os riscos associados à utilização de um trator em terrenos inclinados.
- Regulação correta do trator, ou seja, lastragem com contrapesos e gabarito, bem como ligação e ajuste adequados das máquinas e dos equipamentos a ele associados.
- Manutenção e limpeza adequadas do trator e das máquinas.
- Informação sobre os riscos associados a outras tarefas realizadas com o trator e respetivas máquinas e equipamentos de trabalho.
- Formação qualificante em operação de tratores.
Fonte (ACT): https://portal.act.gov.pt/AnexosPDF/Campanhas/2024/CampanhaEuropeiaPrevencaoAcidentesTrabalho/Materiais/Preven%C3%A7%C3%A3o%20de%20acidentes%20de%20trabalho%20-%20Tipo%20de%20acidente%20comum_Esmagamento%20por%20capotamento%20de%20trator%20-%20agricultura.pdf