Movimentação Manual Cargas

Movimento do corpo sujeito a constrangimento físico / transportes e armazenagem

De acordo com as Estatísticas Europeias de Acidentes de Trabalho disponibilizadas pelo Eurostat, em 2020 a principal causa (22,2 %) de acidentes não mortais no setor dos transportes e armazenagem foi atribuída ao «movimento do corpo sujeito a constrangimento físico».

Estes acidentes dizem principalmente respeito à movimentação manual que implica uma tensão física, ou seja, um esforço físico superior ao normal por parte da vítima ao levantar, transportar, empurrar, puxar, pousar, torcer, rodar, etc.

A movimentação manual é um requisito comum no setor dos transportes, sendo os condutores frequentemente obrigados a levantar e movimentar objetos pesados, tais como cargas, embalagens e equipamentos. O uso de técnicas de movimentação manual inadequadas pode provocar lesões de stress físico que resultam em lesões musculoesqueléticas (LME) internas, que consistem em lesões nos músculos, tendões, ligamentos, sistema nervoso, vasos sanguíneos, articulações e ossos.

Planeamento da segurança e saúde no trabalho (SST)

Nem todas as tarefas de movimentação manual são perigosas. Por conseguinte, é necessário identificar as tarefas perigosas e assegurar a sua gestão adequada. Para avaliar cada uma das tarefas de movimentação manual pode utilizar-se um processo de avaliação de riscos em cinco etapas. Este processo em cinco etapas permite analisar as atividades de trabalho mais pormenorizadamente para determinar como são executadas e quais os fatores de risco envolvidos.

  • Etapa 1 – Identificar a tarefa específica e descrever a forma como a mesma é executada.
  • Etapa 2 – Recolher todas as informações técnicas sobre o peso da carga, as suas medições físicas, as posturas observadas durante a atividade de movimentação, o espaço disponível, as normas de gestão, a duração da tarefa, a frequência das atividades de movimentação e a experiência do trabalhador na tarefa.
  • Etapa 3 – Identificar os fatores de risco — São exemplos de fatores de risco as cargas pesadas ou volumosas, o esforço físico árduo necessário, as cargas difíceis de manusear ou agarrar, a flexão ou torção do tronco, o ato de manter a carga afastada do corpo, os movimentos repetitivos, o ato de transportar a carga a uma determinada distância, o espaço restrito e a superfície irregular do piso.
  • Etapa 4 – Identificar as melhorias a introduzir para evitar ou reduzir o risco de lesões, que podem incluir uma combinação da utilização de auxiliares mecânicos para a totalidade ou parte da atividade, a reorganização da área de trabalho ou dos materiais e o desenvolvimento de um sistema seguro para o plano de trabalhos.
  • Etapa 5 – Analisar a eficácia das melhorias implementadas — Supervisionar e monitorizar a tarefa para garantir que os procedimentos seguros de movimentação manual estão a ser seguidos e que os eventuais auxiliares à movimentação manual fornecidos estão a ser corretamente utilizados.

Descrição de um acidente grave – Movimento do corpo sujeito a constrangimento físico

  • Os trabalhadores tinham de descarregar produtos de um camião em diferentes locais dos clientes.
  • A operação de descarga envolvia a transferência manual do camião para o nível do solo fora do camião.
  • As cargas movimentadas tinham um peso variável entre 40 kg e 80 kg.
  • As cargas tinham de ser retiradas do camião e colocadas no solo.
  • As devoluções tinham de ser levantadas para o interior do camião.
  • A operação era efetuada por duas pessoas.
  • Um trabalhador sofreu uma lesão na zona lombar.

No processo de inquérito sobre o acidente, verificou-se que:

  • O peso da carga era demasiado elevado para ser levantado por uma equipa de duas pessoas.
  • A distância entre as mãos e a região lombar durante a elevação em equipa fez com que a parte superior dos braços ficasse afastada do corpo.
  • A região de elevação vertical durante a elevação em equipa levou a que as mãos do operador ficassem posicionadas ao nível do chão no final da elevação em equipa.
  • A aderência à carga era fraca durante a elevação em equipa, uma vez que a carga era volumosa e difícil de manusear.
  • A posição da carga no ponto inicial da elevação exigia que a carga fosse segurada ou manuseada a uma certa distância do tronco e com torção do mesmo.
  • O esforço físico foi demasiado árduo.

Causas do acidente

  • Ausência de sistemas de trabalho planeados para a movimentação de cargas pesadas durante a descarga e o carregamento do veículo.
  • O peso das cargas variava, mas não havia etiquetas nas cargas para indicar os seus pesos.
  • Não foram disponibilizados auxiliares mecânicos de movimentação no local de trabalho, por exemplo, o camião de entregas não estava equipado com uma plataforma elevatória para baixar e levantar cargas pesadas de forma segura e não havia um carrinho de transporte ou porta-paletes manual disponível para transferir cargas em segurança a longa distância.
  • Falta de planeamento para a entrega de cargas pesadas e difíceis de manusear.
  • Falta de acordos com os clientes para garantir a entrega segura de cargas no local, por exemplo, ter de transferir cargas a uma longa distância devido à falta de estacionamento perto do ponto de entrega pretendido.

Medidas de prevenção

Os fatores de risco relacionados com a movimentação manual podem ser combatidos. Os empregadores têm a possibilidade de desenvolver soluções adequadas, em consulta com o pessoal, para resolver estas questões, reduzir o risco de lesões musculoesqueléticas e reduzir os custos para a empresa.

Se os trabalhadores tiverem de efetuar atividades de movimentação manual, devem ser informados dos riscos de acidente e de doença, nomeadamente no que se refere às suas tarefas específicas. Os trabalhadores devem também receber formação sobre a utilização correta do equipamento e sobre as técnicas de movimentação segura a seguir.

Fonte (ACT): https://portal.act.gov.pt/AnexosPDF/Campanhas/2024/CampanhaEuropeiaPrevencaoAcidentesTrabalho/Materiais/Preven%C3%A7%C3%A3o%20de%20acidentes%20de%20trabalho%20-%20Tipo%20de%20acidente%20comum_Movimento%20do%20corpo%20sujeito%20a%20constrangimento%20f%C3%ADsico_transportes%20e%20armazenagem.pdf

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