trabalho administrativo

A Segurança e Saúde na organização dos postos de trabalho técnico-administrativos

Ao abordarmos as questões da organização do trabalho do ponto de vista de dimensionamento ergonómico em postos de trabalho técnico-administrativo, devemos ter com consideração os seguintes aspetos abaixo sugeridos sob pena de casuisticamente e face a pareceres médicos, poderem ser alterados caso a caso. De reforçar que os postos de trabalho atrás referenciados, devem ter as dimensões necessárias á colocação do mobiliário e dos equipamentos e que permitam efetuar mudanças e movimentos corporais dos seus utilizadores.

Em relação ao ruído ocupacional, o nível sonoro para oito horas de trabalho deve ser inferior a 55dB(A). Todo o ruído acima daquele valor começa a ser desconfortável podendo condicionar os níveis de atenção e de concentração exigíveis para tarefas técnico-administrativas.

As fontes de ruído mais comuns nos escritórios caracterizam-se por:

  • Conversas dos trabalhadores;
  • Tráfego automóvel de proximidade;
  • Funcionamento dos equipamentos (inclui ar condicionado);
  • Movimentação de Pessoal.

Em termos de a ambiente térmico, dever-se-á trabalhar em ambientes de conforto térmico que poderão ser obtidos com as seguintes condições:

  • Temperatura entre 20ºC e 24ºC (Inverno) e 23ºC e 26ºC (Verão);
  • Humidade relativa entre os 40% e 65%;
  • Manter as persianas fechadas no período da manhã durante o verão devido a exposição solar;
  • Renovação do ar em 25m cúbicos por utilizador do espaço e por hora.

Quando abordamos a questão do trabalho sentado (onde a maioria dos técnicos e administrativos laboram no seu dia-a-dia), devem as organizações /empresas:

  • Dispor de uma zona de trabalho cuja área máxima é definida pelo comprimento do braço estendido, de modo que sem esforço se chegue ao pretendido;
  • O Espaço de trabalho deverá ser suficiente, para permitir mudanças de posição e movimentos de trabalho;
  • Evitar tubos e cabos elétricos pelo chão e, se não for possível, sinalizá-los e protegê-los;
  • Em relação às mesas de trabalho (vulgo secretárias), estas devem obedecer aos seguintes requisitos:
    • Espaço suficiente para as tarefas a executar;
    • Permitir uma fácil disposição dos vários elementos;
    • Medidas mínimas que deverão situar-se entre 1,6 m de largura X 0,90 m de profundidade;
    • As mesas de Trabalho (tem a ver com as medidas e com a estatura das pessoas), devem ser reguláveis;
    • As arestas devem ser arredondadas, para não provocarem impactos dolorosos;
    • A cor da mesa deve ter tons neutros (cinzento, castanho ou branco-sujo);
    • A superfície do tampo deverá ser baça.
  • No que diz respeito às cadeiras de trabalho, devem permitir uma posição sentada cómoda, de forma a aliviar os músculos da coluna e respetivos discos intervertebrais. Estas deverão possuir as seguintes características:
    • Serem giratórias com 5 rodas cuja altura permita um ajuste entre os 42 e os 55 cm;
    • Devem ser estáveis, não deslizar/tombar e permitir ter os pés apoiados no chão (mantendo os seus joelhos alinhados com as ancas);
    • Assento da cadeirabase com cerca de 40 cm por 40 cm ligeiramente côncava e regulação que permita pequenas inclinações para diante e para trás;
    • Espaldar altura aproximada de 50 cm acima do assento. Deve ter apoio lombar em forma de almofada com uma altura de 10 a 20 cm. Se não possuir este apoio pode utilizar uma toalha enrolada com cerca de 5 a 8 cm de diâmetro;
    • O Espaldar deve ser inclinável e pode ser fixado na posição desejada.
  • O Espaldar deve ser inclinável e pode ser fixado na posição desejada.

Por outro lado, os utilizadores do trabalho eminentemente sentado não devem:

  • Sentar-se em cadeiras demasiado altas e que estejam demasiado longe da superfície de trabalho obrigando a arquear a coluna;
  • Nunca se inclinarem para a frente;

O trabalho sedentário pode vir a provocar a médio e longo prazo:

  • Dores, lesões e fadiga visual, sendo que, as posturas incorretas condicionam em muito o surgimento de lesões musculosqueléticas, nomeadamente:
    • Postura Incorreta:
      • Fadiga muscular;
  •  Monitor muito próximo;
    • Reflexo em lâmpadas/Janelas;
    • Encadeamento Janelas/lâmpadas;
    • Cabeça Inclinada:
      • Dores musculares nos ombros e pescoço;
    • Coluna vertebral sem apoio:
      •  O músculo fica estático e fortemente contraído, o que deforma a coluna vertebral e causa dores musculares;
    • Lesões por Esforços Repetitivos:
      •  Punho e antebraço no ar, contraem os músculos dos braços e em consequência bloqueia a irrigação sanguínea capilar lesionando os tendões por falta de oxigenação de forma grave e até irreversível numa fase mais adiantada da lesão
    • Pé para trás sem apoio e tórax para a frente;
      • Compressão das veias do fémur, que impedem a irrigação sanguínea nas pernas, o que vai causar inchaços, formigueiro e varizes.

Face ao acima exposto, devemos (técnicos de segurança e saúde no trabalho) envolver os trabalhadores e tentarmos ao máximo promover as práticas ergonómicas mais adequadas. É o que designamos por fazer bem!

Colocar o ecrã de modo que:

Com a cabeça direta, os seus olhos estejam dirigidos para a parte superior do ecrã;

-Ajustar o teclado de maneira os que os seus punhos e mãos estejam direitos quando escreve;

❸-Certificar-se que os seus ombros e cotovelos estão relaxados;

❹-Alternar posturas devendo

❹.❶-Variar a inclinação do encosto

❹.❷-Alternar a postura de sentado com a postura ortostática;

❹.❸-Alternar o trabalho com computador com outro trabalho técnico e administrativo;

❹.❹-Promover pausas de 5 a 10 minutos por cada hora e meia de trabalho continuo com computador;

❺-Correção da fadiga visual, colocando o monitor verticalmente evitando a incidência de reflexos;

Distância mínima dos Olhos:

Ecrã (50Cm)             Devendo ser igual à distância do teclado;

❼-Cabeça vertical (posição neutra):

Reduz dores musculares nos ombros e pescoço;

❽-Coluna apoiada:

O músculo fica relaxado e a coluna descomprimida aliviando as dores musculares e a coluna cervical;

❾-Prevenção de Lesões de esforço repetitivo:

Punhos e antebraço apoiados em almofadas ergonómicas que confrontam e relaxam os músculos, o que melhora a Irrigação sanguínea capilar, aliviando gradualmente as dores e lesões;

❿-Correção da postura sentada:

Os pés corretamente apoiados evitam a compreensão das artérias e veias do fémur e melhoram a circulação sanguínea e corrigem a postura do utilizador

Estas regras (podemos assim designar) que acima expomos, são aquelas que consideramos como mínimo denominador comum aos trabalhos de índole técnico-administrativa. Conforme também salientamos, contingencialmente e de forma casuística face a parecer médico, podem aqueles referenciais serem alterados e adaptáveis à realidade em concreto.

Estamos cientes que um dimensionamento correto das condições de trabalho permitirá um maior conforto do utilizador e consequentemente menos queixas somáticas, menos paragens e menos incapacidades temporárias.

É uma caminhada que deverá ser promovida entre todas as partes interessadas.

Bem hajam

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António Costa Tavares

António Costa Tavares

Técnico Superior de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Docente, formador e consultor em matéria de SST e Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho Quadro da Câmara Municipal de Cascais Membro da Comissão de Trabalhadores da CMC

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