![Icon of [Download] Liderança Vs Gestão – Um Abordagem Em Contexto De Segurança No Trabalho](https://blog.safemed.pt/wp-includes/images/crystal/document.png)
Numa organização têm de existir líderes, gestores, chefes e operadores. Todos têm a sua função claramente definida, ao líder compete a definição do propósito da organização, ao gestor delinear a forma de o atingir e ao chefe exercer pressão sobre os operadores para fazer acontecer.
É nesta hierarquia que tudo acontece, contudo o principal problema é que os conceitos de liderança e gestão estão maioritariamente sobrepostos, em resultado da ausência de uma definição clara destes dois conceitos. Assim, é frequente encontrarmos referência à “gestão em segurança no trabalho” e uma quase ausência do conceito de “liderança em segurança no trabalho”.
Os principais autores referem que as organizações necessitam de gestores e líderes para ter sucesso, mas o desenvolvimento de ambos requer uma redução na lógica e na estratégia por forma a permitir a criação de um ambiente criativo e inovador, isto é, estes devem ser encarados como elementos complementares, resultado das suas diferentes conceções.
A principal diferença entre o líder e o gestor encontra-se na forma como encaram a realidade e o mundo, em gestão o foco encontra-se na racionalidade e no controlo, nos objetivos, nos recursos, nas estruturas organizacionais, tudo é um problema para resolver, por outro lado a liderança age numa direção contrária mais por paixão, tolera o caos e a desordem, adotando uma postura ativa e inovadora que acaba por ser contagiante e motivadora para os seus trabalhadores. Desta forma, verifica-se que é nos valores intrínsecos às funções de gestão e liderança que se encontram as diferenças na abordagem do tema da segurança no trabalho, enquanto a gestão trabalha em prol dos números e dos factos que lhe estão inerentes (por exemplo, índices de sinistralidade), os líderes direcionam o seu foco para causas que orientam a organização (a segurança como um compromisso).
A segurança no trabalho não pode somente ser encarada como mais um número que a gestão utiliza para planear a organização (por exemplo, quanto custa o investimento vs redução de acidentes de trabalho?) dado que a vida humana tem um valor inestimável. Deste modo, torna-se relevante a introdução do conceito de liderança em segurança no trabalho, para que esta se estabeleça como um dos propósitos da organização, não só porque irá contagiar positivamente os trabalhadores com ganhos significativos na produtividade, mas também devido à capacidade que o líder tem para se envolver em causas que valorizem a sua liderança.
Em suma, a liderança deve encarar a segurança no trabalho como parte da cultura organizacional e motivo de orgulho, dado que um mau desempenho neste tema pode levar a uma desvantagem competitiva junto dos seus stakeholders e investidores.
Próximo artigo: A liderança em segurança no trabalho e a motivação das equipas.
Bibliografia:
Kotter, Jonh (1990), What leaders really do. Harward Business Review.
Smallman, C. e John, G. (2001), British directors perspectives on the impact of health and safety on corporate performance. Elsevier Science.
Zaleznik, Abraham (1977), Managers and Leaders – Are They Different? Harward Business Review – Janeiro 2004.
- Como tornar a segurança no trabalho estratégica na satisfação dos trabalhadores? - 28 Março, 2016
- Trabalhos por turnos – os riscos “esquecidos” - 27 Novembro, 2015
- A Segurança do trabalho solitário, uma realidade cada vez mais atual - 11 Junho, 2015