cancro-relacionado-com-a-atividade-profissional

Medidas para reduzir os casos de cancro relacionado com a atividade profissional

Estima-se que o cancro seja a primeira causa de mortalidade associada ao trabalho na UE. É evidente que é possível fazer mais para reduzir o número de casos de cancro de origem profissional e é por esse motivo que, em 25 de maio de 2016, seis organizações europeias assinaram uma convenção que as comprometia a participar num programa de ação voluntário para sensibilizar para os riscos decorrentes das exposições a agentes cancerígenos no local de trabalho e promover o intercâmbio de boas práticas.

Esses parceiros eram:

A convenção foi renovada em 28 de novembro de 2019 e assinada pelo Ministério dos Assuntos Sociais e da Saúde finlandês  e pelo Ministério Federal do Trabalho e dos Assuntos Sociais alemão , que agradeceram à Áustria e aos Países Baixos o seu empenho, além dos quatro parceiros europeus (Comissão Europeia, EU-OSHA, CES e BusinessEurope).

Na Conferência da Presidência alemã intitulada «STOP cancer in the workplace» (STOP ao cancro no local de trabalho) , organizada em 9 e 10 de novembro de 2020 pelo Ministério Federal do Trabalho e dos Assuntos Sociais (BMAS)  e pelo Instituto Federal para a Segurança e Saúde no Trabalho (BAuA) , ambos da Alemanha, os parceiros do roteiro apresentaram uma nova estratégia para 2020-2024 .

.

Estratégia para 2020-2024

Para o período de 2020-2024, foram estabelecidos os quatro seguintes objetivos:

  • Sensibilizar as empresas e os trabalhadores para os riscos de exposição a substâncias cancerígenas e para a necessidade de ações preventivas em toda a Europa.
  • Prestar assistência às empresas e aos trabalhadores na prevenção da exposição a agentes cancerígenos nos locais de trabalho e na minimização dos seus efeitos sobre a mão de obra.
  • Mobilizar as partes interessadas e aumentar a participação dos atores pertinentes para multiplicar esforços em toda a Europa.
  • Orientar a inovação no sentido de colmatar o fosso entre os resultados da investigação e as necessidades das empresas.

.

Participação no roteiro

A partir de 2021, os parceiros do roteiro irão participar em várias atividades, com o objetivo de ajudar a prevenir a exposição dos trabalhadores a agentes cancerígenos. Todos estes «desafios» contribuirão para a consecução dos quatro principais objetivos. Os desafios são liderados e executados por pequenas equipas de parceiros do roteiro. No entanto, para terem sucesso, necessitam do contributo de terceiros. Além dos oito parceiros acima referidos, vários países irão unir-se às atividades. Também as organizações de toda a Europa são convidadas a participar num ou mais destes desafios e a contribuir para a sua conclusão.

Para apresentar a sua iniciativa, visite o sítio Web http://www.roadmaponcarcinogens.eu  

.

Perspetivas futuras

A EU-OSHA está a ajudar a promover o programa e irá apoiar os parceiros na organização de eventos de sensibilização e de avaliação de progressos. O programa define várias ações que irão envolver várias Presidências do Conselho da UE. A EU-OSHA irá ajudar a organizar e promover esses eventos e as atividades do roteiro.

.

Fonte (OSHA): https://bit.ly/2MNozCC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!